PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JUNHO DE 2010

Semana Municipal do Meio Ambiente: 225 crianças participam das atividades desta quinta-feira


Vestindo a camiseta com a frase “Salvem Nossos Rios”, o vereador José Pedro Leite da Silva (PR) recebeu, hoje à tarde (10/06), 225 crianças da 4ª, 5ª e 6ª séries da (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 Salvar imagem em alta resolução


O  vereador José Pedro Leite da Silva (PR) recebeu, hoje à tarde (10/06), 225 crianças da 4ª, 5ª e 6ª séries das escolas Hélio Penteado de Castro, Francisco Mariano da Costa e Monsenhor Jerônimo Gallo para atividades inseridas na Semana Municipal do Meio Ambiente, iniciada na Câmara na última segunda-feira 07 de junho, no salão nobre do Legislativo.

 

Com o tema “As Nascentes do Rio Corumbataí”, o parlamentar exibiu um vídeo produzido pela TV Câmara onde enfocou a nascente do Rio Corumbataí, em Analândia (SP), distante 90 quilômetros de Piracicaba. As imagens mostraram a degradação do Rio ao longo de seu leito até chegar à casa dos piracicabanos, já que o Corumbataí abastece em 100 por cento o município de Piracicaba.

 

O vereador, em sua fala, destacou que as nascentes precisam preservadas para garantir o abastecimento de gerações futuras. “Piracicaba é abastecida pelo Corumbataí desde a década de 90 porque o Rio Piracicaba não tem mais condições de ser tratado devido à poluição. No meu tempo de criança, nós íamos buscar refrigerante na venda e éramos obrigados a entregar uma garrafa para recebermos outra cheia. Hoje, são garrafas pet o que contamina nossos rios e mananciais porque a população não toma cuidado com o Meio Ambiente”.

 

O coletor de lixo Laudenilson Soares Barbosa contou às crianças as dificuldades que os profissionais têm ao encontrar sacos de lixo com vidro quebrado. “Falem para as mamães a não jogar garrafas, copos quebrados no saco de lixo porque corta a mão dos coletores de lixo. Depois eles (coletores) ficam afastados por conta dos ferimentos nas mãos, porque as nossas mãos e pernas são as nossas ferramentas de trabalho. Vocês, crianças, precisam ajudar na preservação do Meio Ambiente”.

 

A contadora de histórias, professora e pedagoga, Graziela Angelocci, contou alguns fatos sobre a importância da preservação da natureza.

 

Semae

 

José Pedro destacou o trabalho do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) no tratamento da água. “O custo para o tratamento da água é seis vezes mais caro do que em outros municípios, segundo a tese de uma pesquisadora da Esalq. O Semae retira a água para abastecer Piracicaba no bairro Capin Fino justamente porque, nesse ponto, o Rio Corumbataí se encontra com o Rio Passa Cinco, quando o volume de água é maior o que representa menos poluição”.

 

De acordo com o vereador, Piracicaba tem 86 mil ligações de água para 350 mil habitantes. “Um Rio, que é o Piracicaba, nós já deixamos de captar água devido à poluição. Agora nós temos que garantir a nossa água tratando bem o Rio Corumbataí”.

 

Rio Corumbataí

 

O Rio Corumbataí nasce em Analândia, na fazenda Palmeira, a 1050 metros de altitude. Percorre as cidades de Analândia, Corumbataí, Rio Claro até chegar a Piracicaba onde deságua no Rio Piracicaba, na região de Santa Terezinha. A Prefeitura Municipal de Analândia construiu uma estação de tratamento de esgoto para evitar a contaminação do Rio. O Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e a Semana Municipal do Meio Ambiente será encerrada nesta sexta-feira (11/06).

Ao final das atividades, as crianças recebem lanche, suco e certificados de participação.

 

Por Marcelo Bandeira (33.121)

Fotos: Márcio Bissoli (48.321)

Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas