PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JUNHO DE 2010

Semana do Meio Ambiente conscientiza estudantes sobre importância da preservação dos rios


Vestindo uma camiseta com a frase “Salvem Nossos Rios!”, o vereador José Pedro Leite da Silva (PR) falou sobre a importância da preservação das águas a mais de 200 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 Salvar imagem em alta resolução


Vestindo uma camiseta com a frase “Salvem Nossos Rios!”, o vereador José Pedro Leite da Silva (PR) falou sobre a importância da preservação das águas a mais de 200 alunos de escolas de Ensino Fundamental, que participaram hoje (9) do segundo dia de atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente.

José Pedro iniciou sua palestra explicando o comprometimento da qualidade da água do Rio Piracicaba, causado pelo despejo de resíduos domésticos e industriais pelos 64 municípios que compõem sua bacia, o que forçou Piracicaba passar a consumir a água do Rio Corumbataí a partir do início da década de 90. Mas o Corumbataí também vem sofrendo agressões, conforme mostrou o vereador em um vídeo-documentário exibido na sequencia aos estudantes. As imagens mostram a nascente do rio em Analândia (SP) e o percurso das águas até Piracicaba, revelando focos de degradação como o descarte de lixo e o despejo de esgoto industrial e doméstico.

Os estudantes também ouviram a professora e contadora de estórias Graziella Angelloci e assistiram palestra sobre a importância dos cuidados com o lixo e da reciclagem com Ladenilso Soares Barbosa, da empresa Heleno & Fonseca Construtécnica S/A.

Uma exposição de fotos do rio ficará exibida no hall do salão nobre até o encerramento da semana, no próximo dia 11, quando será realizada a entrega do Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente ao Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que acontecerá no salão nobre da Câmara, a partir das 15h30.

A Semana do Meio Ambiente 2010 acontece de 8 a 11 de junho, das 14h às 17h, no salão nobre da Câmara de Vereadores, localizada na rua José Alferes Caetano, nº 834, Centro, com participação aberta à população.

Escolas participantes

Estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental participam das atividades da Semana do Meio Ambiente 2010, iniciativa do vereador José Pedro através do decreto legislativo nº 05, de 27 de maio de 1999. O tema deste ano é “Expedição pelo Rio Corumbataí”. Participaram das palestras de hoje as escolas estaduais Moraes Barros, Francisco Mariano da Costa, Dr. Luiz Gonzaga de Campos Toledo e Profa. Mellita Lobenwein Brasiliense.

Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Márcio Bissoli – MTb 48.321



Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas