PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE FEVEREIRO DE 2007

Secretário de Saúde apresenta perfil da saúde pública


O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas ocupou o expediente da reunião ordinária de ontem (26) para falar da saúde pública em Piracicaba, bem como presta (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas ocupou o expediente da reunião ordinária de ontem (26) para falar da saúde pública em Piracicaba, bem como prestar solidariedade aos familiares da dona-de-casa Maria de Lurdes Conceição Bassa (61) que faleceu possivelmente por falhas no atendimento médico após esperar cerca de três horas na fila do Pronto Socorro do Piracicamirim.



O caso ganhou repercussão na Câmara após o filho de Maria de Lurdes, Fabrício Bassa (23) ter discursado da Tribuna Popular lamentando o ocorrido.



Nas explanações que fez na Câmara, o secretário Fernando Cárdenas mostrou as projeções, desde o ano de 2004, quando o município tinha um aporte financeiro de R$ 74 milhões, sendo que em 2007 o gasto previsto em saúde está na ordem de R$ 101 milhões.



Cárdenas também apresentou evolução na ordem de 37% mostrando investimentos na área de saúde que passam por reforma e construção de unidades, reforço na compra de medicamentos, aumento da capacidade de realização de exames laboratoriais e outras ações que mostram a disposição da atual administração na aplicação de recursos na saúde.



Também destacou a disposição dos vereadores terem livre acesso nas unidades de saúde para verificar o atendimento dispensado à população. E, informou que se reunirá com a diretoria regional do INSS para resolver questões sobre repasses de verbas federais.



Os vereadores João Manoel dos Santos (PTB), Euclides Buzetto (PT), Márcia Pacheco (PSDB), Walter Ferreira da Silva, o Pira (PMDB), José Pedro Leite da Silva (PL) e Ary Camargo Pedroso Júnior (PDT) interpelaram o secretário durante suas explanações.



A verificação é que o debate sobre a saúde pública deve ser retomado com novas discussões na Câmara.



O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos agradeceu e parabenizou o secretário Cárdenas, bem como sua equipe técnica pela projeção de dados sobre a saúde. O parlamentar também sugeriu que a Comissão de Saúde do Município acompanhe o processo de sindicância instaurado na Prefeitura para avaliar os fatos que envolveram a morte da dona-de-casa Maria de Lurdes. E, destacou a importância de Cárdenas retornar ao Legislativo para avaliar o quadro de saúde pública na cidade.



Martim Vieira MTb 21.939



Fotos: Fabrice Desmonts MTb 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas