PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MARÇO DE 2009

Saúde é o tema da última palestra da Semana da Mulher


Encerrou-se na sexta-feira (06/03) o ciclo de palestras da 1ª Semana da Mulher ,"O corpo e a saúde na qualidade de vida das mulheres: interfaces entre os poderes Ex (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Márcio Bissoli - MTB 48.321 Salvar imagem em alta resolução


Encerrou-se na sexta-feira (06/03) o ciclo de palestras da 1ª Semana da Mulher ,"O corpo e a saúde na qualidade de vida das mulheres: interfaces entre os poderes Executivo e Legislativo". Para debater o assunto foram convidados a socióloga do Centro de Referencia da Saúde da Mulher, Maria Alice Conti Takahashi; o coordenador do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher, doutor Ronaldo Moschini; a educadora e assessora parlamentar Cibele Marques e a Coordenadora da ONG LOBAS (Santos-SP) e representante do Fórum LGTB (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangênero), Jane Pantel.

A primeira a fazer uso da palavra foi a assessora do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), autor do Projeto que instituiu a 1ª Semana da Mulher, Denise Mesquita de Mello Almeida, que fez um balanço da semana, utilizada como um espaço para reflexão sobre as desigualdades e todos os problemas enfrentados pelas mulheres.

A socióloga Maria Alice Conti Takahashi, falou sobre as atividades destinadas as mulheres e comentou que, segundo pesquisas, doenças como LER/DORT é maior no universo feminino. E finalizou dizendo que é necessário uma política pública que atenda as necessidades da mulheres e que uma sociedade saudável é uma sociedade igualitária e mais justas.

O médico Ronaldo Moschini, falou sobre a qualidade de vida da mulher desde a Menarca, ou seja, a primeira menstruação, que é o limite entre a infância e a vida adulta até a Menopausa, quando a mulher para de menstruar e os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona.

Ele alertou que durante o período menstrual as mulheres passam por alterações hormonais e ficam mais sensíveis, depressivas, com dores intensas e instabilidade emocional, algumas chegam até ao suicídio, e que nesta fase os maridos precisam entender e terem mais pacientais com as mulheres.

Jane Pante, da Ong LOBAS, comentou sobre a questão das políticas públicas relacionadas as mulheres e aos movimentos GLTB e disse que os direitos humanos sem os direitos das mulheres jamais serão humanos.

Cibele Marques, também falou sobre as política públicas voltadas para as mulheres, do trabalho que tem realizado dentro da Assembléia, onde atua como assessora parlamentar.

Para o vereador Paiva, a 1ª Semana da Mulher, alcançou seu objetivo de levantar discussões e debater sobre as condições políticas e econômicas que determinam a qualidade de vidas das mulheres.

 

 

Patrícia Sant Ana Amancio_MTb:24.154

Foto: Márcio Bissoli_MTb:48.321

 

 

 

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Saúde José Paiva

Notícias relacionadas