PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE SETEMBRO DE 2009

Saúde do trabalhador rural é discutida em Fórum


Aconteceu na manhã de hoje (15/09), no Plenário " Francisco Antônio Coelho" mais uma reunião do Fórum da Cidadania, Justiça e Cultura de Paz que retomou a discussão (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Aconteceu na manhã de hoje (15/09), no Plenário " Francisco Antônio Coelho" mais uma reunião do Fórum da Cidadania, Justiça e Cultura de Paz que retomou a discussão sobre a importância da Carteira de Saúde do Trabalhador Rural do Setor Canavieiro.

Convocada e aberta pelo vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT) a reunião foi coordenada pelo ex-vereador Antônio Oswaldo Storel e contou COM profissionais da área de saúde e Vigilâncias Sanitárias, do Ministério Público do Trabalho e sindicalista de 20 cidades, incluindo Piracicaba.

Representantes de Conchal e Araras, falaram sobre a experiência que tiveram ao tentar realizar exames de saúdes nos trabalhadores rurais, para detectar doenças como a esquistossomose.

De acordo com relatos, em Conchal o trabalho foi difícil, pois não puderam contar com o apoio do empregador. "Para recolhermos a amostra de fezes tivemos que ir para o ponto do ônibus as 5 horas da manhã", contou a enfermeira responsável pela coleta do material.

Já em Araras os exames foram realizados com os trabalhadores rurais da Usina São João, que deu todo o apoio aos profissionais da Saúde responsáveis pela coleta, colando a disposição seu ambulatório.

Os presentes na reunião falaram da importância do trabalhador realizar os exames de saúde antes de saírem de sua cidade e de uma carteira com seu histórico médico agilizando e facilitando o atendimento e o diagnóstico em uma necessidade de urgência.

Para Storel que coordenou o trabalhos, o Fórum está caminhando para frente em suas ações e que as apresentações dos trabalhos desenvolvidos e Conchal e Araras foram bem elucidativas. Ele comentou também da dificuldade em se realizar os exames médicos na cidade de origem do trabalhador pela falta de contato com os contrata.

Patrícia Sant Ana Amancio _ MTb:24.154

Foto: Davi Negri _ MTb:20.499

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Saúde José Paiva

Notícias relacionadas