PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE OUTUBRO DE 2006

Saúde da população negra é discutida na Câmara


A Secretaria de Estado da Saúde realizou hoje (31), das 8h30 às 16h30, o 1.º Seminário Regional de Atenção à Saúde da População Negra, em evento nas dependências d (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Secretaria de Estado da Saúde realizou hoje (31), das 8h30 às 16h30, o 1.º Seminário Regional de Atenção à Saúde da População Negra, em evento nas dependências do salão nobre da Câmara ``Helly de Campos Melges``, que contou com a participação de profissionais da área da saúde da região e representantes dos conselhos e de comunidades negras que discutem a Política Nacional de Atenção à Saúde da População Negra.

A coordenação do evento está a cargo a responsável pela diretoria regional de saúde de Piracicaba - DIR-XV, Marizete Medeiros da Costa Ferreira. ``Nosso objetivo é implementar uma política de humanização, promovendo um tratamento igual aos cidadãos, independentemente de raça, cor ou etnia``, explica.

As atividades em Piracicaba fazem parte da data 27 de outubro, eleito como o Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, sendo que o Brasil é o único país do mundo que conta com um Sistema Único de Saúde que tem como premissa a universalidade, a equidade e a integralidade.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra representa um esforço do governo federal no sentido de corrigir distorções na atenção à saúde desta parcela da população, que corresponde a 45% dos brasileiros e apresenta os piores indicadores econômicos e epidemiológicos.

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Piracicaba.

SEMINÁRIO

Na abertura do seminário o representante do Centro de Documentação e Política Negra em Piracicaba, Jurandir Silvestre destacou a importância da realização do evento como forma de viabilizar o diagnóstico regional.

A presidenta do Conselho Estadual de Participação da Comunidade Negra, Elisa Lucas Rodrigues mencionou o pensamento do líder negro Malcon X na luta pelos direitos humanos. Também falou da interferência do poder público na implantação de políticas públicas.

A responsável pela DIR-XV, Marizete da Costa Ferreira também falou da garantia aos direitos humanos, bem como o acesso à saúde pública e, a criação de políticas justas que beneficiem a população.

O vereador João Manoel dos Santos (PTB) falou na condição de representante da Câmara no seminário e, discorreu sobre as principais leis municipais em Piracicaba que beneficiam a população negra, como o Programa de Anemia Falciforme e o feriado de 20 de Novembro, em reverência à memória de Zumbi dos Palmares.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas também abordou sobre os projetos de inclusão social em desenvolvimento em Piracicaba que beneficiam a comunidade negra.

A realização do seminário também comportou a exibição dos vídeos: Eqüidade na Atenção à Saúde e Quesito Cor; a explanação da Dra. Ana Costa - CTSPN - MS que falou da atenção à Saúde da População Negra - Política Nacional de Saúde; a participação da Dra. Lúcia Maria Xavier de Castro - ONG Crioula - RJ, que falou do racismo institucional.

Também foram realizadas mesas redondas que contou com a participação do Dr. Luiz Eduardo Batista - Coordenador do CTSPN - SP que falou sobre a experiência do Estado de São Paulo.

Marcia Regina Giovanetti, assistente social, do Programa DST-AIDS falou da implantação do Quesito Raça/Cor/Etnia.

O seminário também contou com a participação do Dr. Moisés Francisco B. Taglieta, coordenador da Vigilância em Saúde; Leda Maria Malusá Morãop, assistente social e Benedita Maria de Castro, que abordou sobre as propostas da Diretoria Regional DIR XV - Piracicaba.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Davi Negri MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas