PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MAIO DE 2017

Reunião solene homenageia bairro São Dimas pelos 52 anos


Iniciativa é do vereador Laércio Trevisan Jr. e acontece na sexta-feira, dia 19



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Homenageados na solenidade do ano passado



Nesta sexta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Piracicaba realizará reunião solene em comemoração do Dia do Aniversário do Bairro São Dimas, que completa 52 anos de fundação. A solenidade acontecerá no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a partir das 19h30, e é uma iniciativa do vereador Laercio Trevisan Jr. (PR), conforme decreto legislativo 12/2013, de sua autoria.

“Esse é um bairro histórico e tradicional na nossa cidade, que ao longo de 52 anos contribui com o desenvolvimento de Piracicaba. Vamos homenagear pessoas, comércios e instituições que são fundamentais e que fazem parte da história do São Dimas”, disse Trevisan Jr.

Os homenageados na solenidade serão Supermercado Jaú Serve, Lavanderia Santa Clara, Viver Bem Produtos Naturais, Laundromat Piracicaba, ACPEL Comércio e Serviços, Floricultura Clecy, Igreja Metodista Betânia, Behove Piracicaba, Vera Lúcia Martinelli Furlan, engenheiro Adilson Benedito Maluf e o professor doutor Jairo Ribeiro de Mattos.

HISTÓRIA – Segundo pesquisas históricas, tudo começou em janeiro de 1929, com a venda da área pela família Sbravatti. A Sociedade Anônima Boyes construiu 104 casas junto com seus funcionários e, em seguida, surgiram outros loteamentos, como Vila Souza, Vila Boyes, Vila Progresso, Chácaras Carmelitas, Cidade Jardim, Jardim Europa, Jardim São Dimas e Jardim Lara.

Em 1962, deu-se a fundação da Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Dimas, a Sobasdi. Nesta mesma época, passou a dirigir a Paróquia São Dimas o monsenhor José Nardim, tendo como incumbência a construção de uma igreja ampla, em substituição a acanhada capela ali existente, a qual recebeu o nome de Paróquia Santa Cruz e São Dimas.

No ano de 1965, criou-se o Ginásio Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no mesmo ano em que ocorreu a mudança de denominação de Vila Boyes para bairro São Dimas, razão pela qual esse é considerado o ano de criação do bairro.

Localizado ao norte da cidade de Piracicaba, o São Dimas possui um total de 89 quarteirões e foi criado pelo projeto de lei municipal 1.326, de 12 de maio de 1965, pelo prefeito Luciano Guidotti. Ao longo das décadas, no bairro, foram criadas Sociedades Beneficentes, paróquias, ginásios estaduais.

Atualmente, o bairro possui amplo comércio, com restaurantes, mercearias, bares, escolas, clínicas veterinárias, padarias, postos de gasolina, redes de comércios de roupas, pizzarias, academias, açougues, farmácias, pets-shops, lojas de matérias de construção, materiais elétricos igrejas, lavanderias, entre outros comércios diversos, além do Centro de Lazer (Celasdi).

No bairro São Dimas também está instalado o Lar do Velhinhos de Piracicaba, primeira cidade geriátrica do Brasil, que ampara mais de 500 idosos no serviço da saúde pública, oferecendo serviços de ótima qualidade, como também está localizado o campus da USP/Esalq, uma das melhores universidades do mundo. Na área de segurança pública, estão localizadas no bairro a 4ª Companhia da Polícia Militar e a Polícia Federal.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas