PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2007

Representante da CNBB fala sobre Amazônia e Fraternidade


O padre José Adalberto Vanzella, da Diocese de Taubaté e assessor da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) para a Campanha da Fratern (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O padre José Adalberto Vanzella, da Diocese de Taubaté e assessor da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) para a Campanha da Fraternidade, proferiu palestra na noite de hoje (21), na Câmara de Vereadores, sobre a Campanha da Fraternidade 2007, cujo tema é "Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão". A palestra do padre que viveu na região amazônica foi promovida pelo vereador Antônio Oswaldo Storel (PSB) e organizada pela Diocese de Piracicaba, por meio do grupo de articulação da Campanha da Fraternidade, em parceria com o Conselho de Leigos. A palestra foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara (Canal 8 NET).

O padre Vanzella alertou para as ameaças que pairam sobre a Amazônia e seus habitantes. Ele abordou também os diversos interesses econômicos nacionais e internacionais, que ameaçam aquela região, principalmente sem levar em conta as prioridades das comunidades locais.

Vanzella lembrou também que a região amazônica abriga 20% da água doce do mundo. "A cada cinco copos de água do mundo, um está lá", afirmou ele.


O mau exemplo do mundo

Hoje, mais de 75% das florestas mundiais já desapareceram. "Apesar do intenso desmatamento da Amazônia nos últimos trinta anos, o Brasil é um dos países que mais mantém sua cobertura florestal", alerta o especialista em Amazônia, Evaristo Eduardo de Miranda. Segundo ele, dos 100% de suas florestas originais, a África mantém hoje 7,8%, a Ásia 5,6%, a América Central 9,7% e a Europa - o pior caso do mundo - apenas 0,3%. Embora deva-se mencionar o esforço de reflorestar para uso turístico e comercial, não é possível ignorar que 99,7% das florestas primárias européias foram substituídas por cidades, cultivos e plantações comerciais.

Faço o que eu digo, mas ....

Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. No início do Século XXI, o país detém 28,3%. Ainda segundo Evaristo Eduardo de Miranda, com invejáveis 69,4% de suas florestas primitivas (e mais de 80% da floresta amazônica), o Brasil tem grande autoridade para tratar desse tema frente às críticas dos campeões do desmatamento mundial.

Vitor Ribeiro MTB 21.208

Fotos: Davi Negri MTB 22.499



Legislativo Antonio Storel

Notícias relacionadas