PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2006

Reitor da Zumbi dos Palmares recebe piracicabanos


O vereador João Manoel dos Santos (PTB), acompanhado do assessor de gabinete Severo dos Santos e do Jornalista da Câmara, Martim Vieira Ferreira foram recebidos na (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador João Manoel dos Santos (PTB), acompanhado do assessor de gabinete Severo dos Santos e do Jornalista da Câmara, Martim Vieira Ferreira foram recebidos na tarde ontem (14/03) pelo Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que também responde pela direção da Afrobras - Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural.

O grupo piracicabano tratou de assuntos referentes a parcerias que o município e instituições de ensino locais mantêm com a Afrobras. Também foi avaliado as condições em que será entregue a Moção de Aplauso, que ainda no ano de 2004 a Câmara de Piracicaba parabenizou os idealizadores da vinda de grupo de afrodescedentes norteamericanos, que incluiu a presença de um Senador dos EUA, que também esteve em Piracicaba.

A Universidade Zumbi dos Palmares é a primeira instituição para negros no país, com mais de mil alunos e 48 professores, localizada na zona norte de São Paulo.

A instituição oferece cursos na área de administração de empresas, com mensalidades em torno de R$ 240,00. A faculdade foi criada pela organização não-governamental Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, através do Instituto Afro-Brasileiro de Ensino Superior.

A instituição mantém um sistema de cotas, com 50% de vagas para negros. Além de prova de conhecimentos gerais, os candidatos se submetem a uma investigação social e terão que prestar serviços comunitários.

Troféu de Ouro

O Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, após mostrar todas as dependências do prédio de quatro andares, com mais de cinco mil metros quadrados de área útil, onde os alunos contam com modernas salas de aula, biblioteca, sala de informática, cantina, salão de cabeleireiro, sistema próprio de rádio e TV, além de assessoria de imprensa destacou o apoio do governador do Estado, Geraldo Alckmin, na defesa da causa negra.

José Vicente também informou que o governador recebeu o Troféu de Ouro, em solenidade no último dia 20 de novembro de 2005, quando a entidade parabenizou personalidades que se destacaram em trabalhos de inclusão social e respeito à cidadania.

Foi na gestão de Geraldo Alckim que foi criado o Programa Estadual de Ação Afirmativa, onde foi custeado toda a reforma e instalação da Unipalmares. O governador também nomeou o primeiro Secretário Negro do Estado nos últimos anos, o Dr. Hédio Silva Júnior.

No recebimento da comenda o governador Geraldo Alckmin disse que foi com grande alegria receber a homenagem do troféu Raça Negra, no Dia da Consciência Negra, e ver os avanços da questão da diversidade racial e da inclusão social, da Afrobras, da Universidade Zumbi dos Palmares.

Também disse que nós brasileiros, vivemos num país multirracial, multicultural, multireligioso e essa miscigenação de raças é que faz a força do nosso país.

Todos nós somos afrobrasileiros pelo sangue, pela cultura, pelos costumes, pelos gestos. É uma grande honra participar e receber este troféu, ponderou o governador.

Texto e foto: Martim Vieira MTB 21.939


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas