PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE MAIO DE 2012

Quinze mil crianças já participaram da Semana do Meio Ambiente. Edição de 2012 começou hoje


A alegria nos olhares dos pequenos era notável, o entusiasmo, visível! 261 crianças pertencentes às escolas Mello Cotrin e Mellita Brasiliense participaram, hoje à (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


A alegria nos olhares dos pequenos era notável, o entusiasmo, visível! 261 crianças pertencentes às escolas Mello Cotrin e Mellita Brasiliense participaram, hoje à tarde (31), do início da Semana Municipal de Meio Ambiente, numa iniciativa do vereador José Pedro Leite da Silva (PR).

Com o tema “O Rio Piracicaba continua vivo. Belezas e Impactos”, o evento tem o objetivo de conscientizar as crianças dos benefícios de se preservar o Meio Ambiente, não jogando lixo nas ruas, diminuindo  tempo no banho, evitar de gastar muita água ao lavar o carro, de cortar árvores e de outras ações importantes para a conservação da natureza.

Realizada desde 1999, por meio da aprovação do Decreto Legislativo de número cinco do mesmo ano, nas dependências da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o que mais emociona o vereador Zé Pedro, autor da semana, é encontrar, hoje, adultos que por um dia estiveram sentados em uma das poltronas do salão nobre acompanhando as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente. “Hoje eles são adultos, mas um dia eles passaram por aqui e aprenderam a importância de preservar o Meio Ambiente”.

15 mil crianças na Câmara

Questionado por nossa reportagem sobre o número de crianças que participaram das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, o parlamentar não titubeou: “Foram 15 mil!” A estimativa do vereador é a participação de 1300 estudantes durante os cinco dias de atividades.

A Semana Municipal de Preservação do Meio Ambiente começou hoje à tarde (31) e se estende até a próxima quarta-feira (6), último dia, quando será entregue a medalha Chico Mendes ao instituto de manejo, certificação florestal e agrícola - Imaflora,  por realizar boas ações em favor do Meio Ambiente.

“Vocês são os guardiães da natureza, do Meio Ambiente, pois cabe a vocês preservar o que temos de mais sagrado. Quais são os dois principais elementos que precisamos para viver? O ar e a água”, reforçava o vereador aos alunos.

Vídeo

Zé Pedro exibiu um vídeo produzido pela TV Câmara sobre a nascente do Rio Piracicaba, na cidade mineira de Sapucaí Mirim, e sua foz em Santa Maria da Serra (SP), quando se encontra com o Rio Tietê, deixando de ser o Rio Piracicaba.

Richarlison da Silva de Souza, de 10 anos, aluno da escola Mellita Brasiliense, gostou do vídeo sobre a nascente do Piracicaba. “Ah...eu gostei do filme que fala do nosso rio, as paisagens, os pássaros...” A mesma opinião foi compartilhada por dezenas de alunos que assistiram ao documentário.

Sistema Cantareira

Durante a exibição do vídeo, foi possível acompanhar a fala do vereador Zé Pedro sobre a construção do Sistema Cantareira, processo realizado pelo governo do Estado de São Paulo, na década de 1970, para abastecer a Capital paulista, medida que causou prejuízo a Piracicaba porque desvia atualmente 30 mil litros de água por segundo, do Rio Piracicaba, para as represas localizadas próximas a São Paulo. “Existe uma luta grande de Piracicaba e dos demais municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, para que o governo estadual retire menos água”.

Contadora de história

O primeiro dia da Semana Municipal do Meio Ambiente foi finalizado com a história contada pela professora Graziela Angelloci, da Secretaria Municipal de Ação Cultural, com o tema “Mário marinheiro e a conservação do Meio Ambiente”. As crianças receberam, na saída, certificados de amigos do Meio Ambiente e lanche.

As atividades serão retomadas às 14h de amanhã (sexta-feira) com a participação das escolas Samuel de Castro Neves (bairro Santana), Dionete Callegaro Miori (bairro Água Branca) e Mello Cotrin (Paulicéia).

Confira a programação das escolas participantes da Semana Municipal do Meio Ambiente:

Dia: 01/06 – SEXTA-FEIRA

E.E. “Prof. Antonio de Mello Cotrim”

Diretora: Marise Amaral de Campos Cillo

Coordenadora: Sheila Maria Bertholdi Pexe

Alunos: 60

E.E “Prof. Samuel de Castro Neves”

Diretora: Sonia José Miguel do Canto

Coordenadora: Cirlene Aparecida F. Vitti

Alunos: 68

E.E “Dionette Callegaro Miori”

Diretora: Vanessa Cristina Frassetto

Coordenadora: Esthel Ferraz

Alunos: 35

 

Dia: 04/06 – SEGUNDA-FEIRA

E.E. “Prof. Francisco Mariano da Costa”

Diretora: Solange Zaparoli de Oliveira

Coordenadora: Renata Setten Castilho

Alunos: 180

E.E “Prof. Samuel de Castro Neves”

Diretora: Sonia José Miguel do Canto

Coordenadora: Cirlene Aparecida F. Vitti

Alunos: 86

 

 

Dia: 05/06 – TERÇA-FEIRA

E.E “Prof. Affonso José Fioravanti”

Diretora: Cristiane de O. Cezar Franco

Coordenador: Luis Carlos Granzotto

Alunos: 35

E.E “Comendador Mário Dedini”

Diretora: José Francisco Ambrozano

Coordenadora: Angela Macari S. Romani

Alunos: 120

E.E “Barão do Rio Branco”

Diretora: Renata Spoto Angeli

Coordenadora: Célia Regina Righi

Alunos: 35

 

Dia: 06/06 – QUARTA-FEIRA

E.E “Dionette Callegaro Miori”

Diretora: Vanessa Cristina Frassetto

Coordenadora: Esthel Ferraz

Alunos: 30

E.E “Dr. João Sampaio”

Diretor: Odimir Roberto Belato

Coordenador: Paulo Rizzo

Alunos: 230

 

Por Marcelo Bandeira (33.121)

Fotos: Gustavo Annunciato (58.557)

Departamento de Comunicação

 



Texto:  Comunicação


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas