PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE NOVEMBRO DE 2016

Projeto define critérios para tombamento de bens móveis e imateriais


Atribuições do Codepac estão estabelecidas em propositura do Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa de autoria do Executivo foi aprovada nesta quinta-feira



A Câmara aprovou nesta quinta-feira, 3, na 65ª reunião ordinária, o projeto de lei complementar 17/2016, com nova redação, que regulamenta a proteção dos bens móveis e imateriais pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). 

O texto de autoria do Executivo estabelece que o Conselho tem como atribuição promover as iniciativas para proteger e conservar os bens móveis, por meio da vinculação a fatos memoráveis da história piracicabana, ou pelo excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

O tombamento de bens móveis será aplicado a bens materiais integrantes do patrimônio público para a preservação da memória coletiva como coleções arqueológicas, acervos museológicos (mobiliários, utensílios, obras de arte), documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Sobre os bens imateriais, o projeto estabelece que o Município faça o tombamento para iniciativas nas áreas dos saberes, celebrações, formas de expressão, espaços culturais e vivo (para pessoas).



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas