PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JUNHO DE 2017

Projeto de Tozão institui Dia do Soldado Constitucionalista


Data lembra morte de estudantes paulistas em confronto com a polícia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Data será comemorada anualmente em 23 de maio



O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), teve o projeto de decreto legislativo 16/2017 aprovado na 36ª reunião ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (19). A propositura institui o Dia do Soldado Constitucionalista, a ser comemorado anualmente no dia 23 de maio. 

O objetivo da data é homenagear cinco estudantes paulistas que batalhavam contra o governo de Getúlio Vargas e foram mortos durante um confronto com a polícia no dia 23 de maio de 1932. Após a morte dos jovens, a população se revoltou contra o governo e a favor de uma constituição, fato que levou à eclosão Revolução Constitucionalista de 32. 

As iniciais dos jovens, MMDCA, foram símbolo da Revolução e o movimento reuniu cerca de 100 mil homens. No dia 3 de outubro, as tropas paulistas se renderam para as forças federais. 

No texto do projeto, Tozão relembra a importância da data. "O dia 23 de maio foi fundamental para os revolucionários, porque o povo saiu às ruas, para lutar pela constituição, por isso, nele se comemora o 'Dia da Juventude Constitucionalista'", aponta. 



Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas