PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2016

Projeto de lei denomina rua no Santa Rosa


Joanna Granado dará nome à rua 14 do loteamento residencial Bella Vista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Carlinhos Cavalcante é o autor da propositura



Durante a 69ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (21), a Câmara aprovou, em segunda discussão, a nova redação ao projeto de lei 228/2016, do vereador Carlinhos Cavalcante (PPS), que denomina de Joanna Granado a rua 14 do loteamento residencial Bella Vista, no bairro Santa Rosa.

Espanhola,Joanna nasceu em 1909, em Almargen, província de Málaga. Mas, aos quatro anos, mudou-se para o Brasil, com os pais Francisco Granado e Josepha Espada Ruiz e seus quatro irmãos. Assim que chegou em terras brasileiras, a família fixou residência em Piracicaba, na fazenda de Paulo de Moraes, no bairro Pau D’alho.

Anos mais tarde, casou-se com Lazaro Fernandes Sanches, também imigrante espanhol e filho de amigos de seus pais, com quem teve três filhos. Após o casamento, a nova família mudou-se para a área rural de Charqueada, num sítio de seu sogro, e auxiliava o marido nas atividades da lavoura.

Em meados de 1935, Joanna e Lazaro adquiriram um armazém de secos e molhados, em São Pedro. Conforme o parlamentar, ambos trabalhavam “exaustivamente no comércio, de forma empreendedora e perspicaz”. “Ela e seu esposo sempre se engajaram em atividades filantrópicas e outras que favoreciam o bem da comunidade local”, afirma o vereador. 

Na década de 1950, a família retornou para Piracicaba, por conta das melhores oportunidades de crescimento profissional e também de estudo aos filhos. E a mudança deu certo: adquiriu três confeitarias e viu os filhos formarem-se em pedagogia e arquitetura.

“Apesar de pouca escolaridade, desejou que seus filhos tivessem excelentes oportunidades de estudos e, como na cidade de São Pedro, o Grupo Escolar oferecia somente o ensino primário, matriculava-os em colégios internos, para que prosseguissem seus estudos a partir do nível ginasial”, ressalta o parlamentar.

Joanna morreu em 2003, aos 93 anos.



Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas