PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE FEVEREIRO DE 2007

Projeto da cana ganha apoio de desembargadores


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na manhã de hoje (01/02/07) recebeu correspondência do desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Just (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na manhã de hoje (01/02/07) recebeu correspondência do desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Justiça (TJ), em resposta a um dossiê detalhando a problemática da queima da palha da cana na região de Piracicaba.

A consideração é que em recente decisão o Tribunal de Justiça considerou inconstitucional o artigo do Código Municipal do Meio Ambiente, que proibia queimadas em áreas rurais da cidade de Ribeirão Preto/SP, onde a votação acusou um placar apertado, de 13 votos contra e 12 a favor.

A constatação é que na última ação direta de inconstitucionalidade foram 23 votos a favor da queimada e apenas dois contra. Agora, aconteceu o empate de 12 a 12, o que obrigou o presidente do TJ a se manifestar.

Na correspondência enviada ao desembargador José Renato Nalini o vereador Capitão Gomes também reforça o convite ao magistrado para prestigiar a vinda do Prof. Dr. Leonardo Boff em Piracicaba, que abordará palestra mostrando a influência nefasta das queimadas no meio ambiente.

A consideração é que só quem não respirou a fuligem maléfica é que pode achar que queimada é boa para a saúde. A disposição de luta é para a continuidade da cruzada para o fim da queima da palha da cana. E, que as Câmaras das cidades afetadas se unam para acabar com esse primitivismo criminoso, que demonstra a resistência de setores da economia.

Trajetória de luta

No dossiê, o vereador Capitão Gomes destaca que em Piracicaba, quando da votação do projeto, 10 vereadores haviam se comprometido na aprovação. ``Na hora H o poder econômico falou mais alto e perdemos por 10 a 5. Foi um massacre``, considerou.

Capitão Gomes ressalta que mais de 90% da população repudia as queimadas, sendo que o Código de Posturas proibe a queima na lavoura. Cana é lavoura.

A verificação é que a queimada é uma desgraça que precisa ser extinta. Capitão Gomes também destaca os trabalhos do médio Dr Cançado, pneumologista, cuja tese mostra que as crianças estão nascendo com a capacidade pulmonar cada vez mais reduzida, sendo que o pulmão está crescendo menos.

A fuligem , segundo ele, é um fator determinante. ``Isso é gravíssimo pois é um fator genético a ser transmitido por essas crianças, futuros pais, futuras mães, daqui a 20/30 anos, aos seus filhos`` disse.

Capitão Gomes também destaca o trabalho do Prof Dr Luiz Geraldo Mialhe, especialista respeitado na cultura canavieira e que mostra sua preocupação afirmando que Piracicaba, hoje ilhada pela cana-de-açúcar poderá, daqui a 40/50 anos, estar cercada por um deserto, a persistir essa irresponsabilidade desnecessária.

Capitão Gomes cita especialistas da ESALQ, respeitados mundialmente, como o Prof Dr Carlos Cerri, que prova a influência das queimadas na camada de ozônio; o Prof Dr Caetano Rípoli e o Prof Dr Mialhe, provam que a cultura seria mais rentável sem a queima.

Quanto ao desemprego é outra mentira que não se sustenta. ``Cana não dá emprego: dá trabalho escravo``, afirma.

Não é fácil, mas estamos conseguindo a adesão de outras Câmaras nesta cruzada contra as queimadas. Como diz o ditado: ``quem não tenta o impossível corre o risco de não conseguir o possível``, conclui o parlamentar.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Câmara Legislativo

Notícias relacionadas