PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE FEVEREIRO DE 2010

Programa de Saúde do Boa Esperança atenderá mais de 4 mil pessoas da região de Santa Terezinha


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB), juntamente com o vice-presidente, João Manoel dos Santos (PTB) e do Segundo Secr (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB), juntamente com o vice-presidente, João Manoel dos Santos (PTB) e do Segundo Secretário da Mesa Diretora, Carlos Alberto Cavalcante (PPS), na manhã de hoje (08/02), às 10h00 se integrou à comitiva do Executivo, liderada pelo Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, na inauguração das novas dependências do Programa de Saúde da Família (PSF), do bairro Jardim Boa Esperança I, na região de Santa Terezinha.


Na oportunidade, o líder comunitário Manuel José Novaes (Bigode), abrindo o ciclo de discursos, em cerimonial comandado pelo radialista Tarcísio Chiarineli, falou da satisfação da população em receber mais uma obra da Prefeitura. Já o também líder comunitário da região do Boa Esperança, a popular Madalena, parabenizou o empenho da administração municipal e, solicitou mais reforço para a região, como a contratação de dois médicos nos postos de saúde.


A enfermeira chefe do PSF do Boa Esperança I, Juliana Luzia Grosso Fermino falou da importância da conquista comunitária, o que confere melhor qualidade de vida à população local.


O vereador Carlos Alberto Cavalcante também parabenizou a administração municipal pela realização das obras, o que vem de encontro ao atendimento das carências de uma região com forte crescimento populacional, como é o caso de Santa Terezinha.


O vice-presidente da Câmara, João Manoel dos Santos enfatizou a alegria da população em conferir mais um empreendimento que beneficiará a população no tocante ao atendimento da área de saúde. Citou os três pilares básicos: saúde, educação e moradia, como preceitos fundamentais em que os administradores públicos devem se pautar para procurar atender os problemas sociais. João Manoel também comentou sobre o projeto de Barjas, em parceria com o governo do Estado que culminará com a criação do hospital regional, onde não faltou ousadia, coragem e determinação para se lançar o empreendimento, o que contempla reivindicação solicitada desde o ano de 1989, na época do governador Antonio Fleury Filho, que chegou a lançar pedra fundamental para o hospital regional, que seria erguido nas imediações do Ceasa. Santos também destacou o papel da Câmara na aprovação de projetos que evidenciam Piracicaba.


O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto iniciou suas considerações ressaltando que o atual secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas é filho da terra, nascido e criado em Santa Terezinha.  Longatto discorreu sobre o caráter preventivo a que diversas unidades de sáude em Piracicaba procuram respaldar os problemas de saúde, às vezes, com um simples diagnóstico, sendo que esta prevenção tem salvo vidas. Falou da luta pelo hospital regional, que acalanta mais de 20 anos. Também destacou o sistema único de Saúde, o SUS, como experiência pioneira no mundo, sendo que até os Estados Unidos, por intermédio do presidente Barack Obama, tenta copiar o sistema brasileiro.


Longatto falou dos mais de 50 anos em que reside na região de Santa Terezinha, que devido ao seu tamanho, pode ser entendida como uma cidade. Finalizou seu discurso enaltecendo o governo Barjas, com mais de 90% de aceitação popular e obras que suplantam diversas gestões de prefeitos anteriores, principalmente em épocas, que além de dívidas, não havia nem um comprimido nas prateiras das farmácias municipais.


O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas fechou o ciclo de discursos antes do descerramento de placa inaugural para enfatizar que o prefeito Barjas só não compareceu ao ato inaugural devido a agenda de última hora, quando de ontem para hoje teve que viajar para São Paulo. Cárdenas agradeu o papel da Câmara na aprovação de projetos que reforçam o quadro da saúde pública em Piracicaba. Lembrou que no ano passado, o orçamento de sua Secretaria foi de 90 milhões de reais, ao passo que para 2010 está previsto no Orçamento 180 milhões de reais. Citou as diversas unidades de saúde pela cidade, além de considerar a capacidade de atendimento a mais de quatro mil pessoas na região de Santa Terezinha, com a inauguração de mais um Programa de Saúde da Família (PSF).  Cárdenas também citou o Núcleo de Apoio à Família na Vila Sônia, construção e reformas em unidades que reforçam o quadro de saúde pública em Piracicaba.


Boa Esperança


A secretaria Municipal de Saúde concluiu a construção da sede própria de mais um PSF, do Boa Esperança. O prédio possui 240 metros quadrados, divididos em recepção, banheiros masculino e feminino, para portadores de deficiência, salas de grupos e dois consultórios. A unidade conta com médico generalista, seis agentes de saúde, enfermeira e duas auxiliares de enfermagem.

 

Serviço


PSF Jd. Boa Esperança I
Rua Euclides Figueiredo, 956
Atendimento: 2.a, 4.a e 6.a das 8 às 17 horas
de 3.a e 5.a das 7 às 17 horas
Fone: (19) 3415-3342



Texto:  Comunicação


Saúde José Longatto

Notícias relacionadas