PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2016

Primeira escola metodista do Brasil receberá moção de aplausos


Colégio Metodista Piracicabano funciona na cidade desde 1881.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos de Capitão Gomes foi aprovada nesta quinta-feira



O vereador Capitão Gomes (PP) teve aprovada, na 3ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (11), a moção de aplausos 5/2016, em que saúda os 135 anos de fundação do Colégio Metodista Piracicabano em nome da diretora da instituição, Joselene Rodrigues Henriques.

"O colégio faz parte de uma tradição em educação, que foi iniciada pelo reverendo John Wesley na Inglaterra, em 1748. Desde então, foram criadas muitas outras escolas metodistas pelo mundo e, em 1881, foi fundado pela missionária Martha Watts o Colégio Piracicabano, primeira escola metodista no Brasil, com um modelo educacional de vanguarda para a época", explicou o parlamentar no texto da propositura.

A história do colégio evoluiu paralelamente à de Piracicaba, como descreve Capitão Gomes: "Ele cresceu com a cidade. Quando se instalou o Colégio, Piracicaba era uma pequena vila, um amontoado de casas simples, ruas de terra por onde transitavam carroças e carros de boi, iluminadas por lampiões a querosene".

De acordo com o vereador, durante os 15 anos em que viveu no município, Martha Watts promoveu um trabalho que "ultrapassou os limites da evangelização", ao elaborar um registro de grande contribuição para a história de Piracicaba. "A missionária narrou, por meio de cartas, aspectos curiosos da cultura local e da culinária, os hábitos dos moradores e as tradições religiosas."



Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas