PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JANEIRO DE 2016

Presidente Matheus Erler participa de coletiva Aedes do Bem


Parlamentar destacou promoção de campanha para divulgar informações sobre o Aedes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Matheus Erler fala durante coletiva

Matheus Erler fala durante coletiva
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Presidente Matheus assina protocolo de intenções

Presidente Matheus assina protocolo de intenções
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Prefeito Gabriel “testa” Aedes do bem

Prefeito Gabriel “testa” Aedes do bem
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Evento reuniu autoridades na praça José Bonifácio

Evento reuniu autoridades na praça José Bonifácio
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Presidente Matheus assina protocolo de intenções



A Câmara de Vereadores de Piracicaba participou da entrevista coletiva da Prefeitura de Piracicaba e a Oxitec, nesta terça-feira (19), quando anunciaram o sucesso do projeto “Aedes aegypti do Bem”, desenvolvido no bairro Cecap/Eldorado desde março do ano passado. O presidente da Câmara, Matheus Erler, em seu discurso, parabenizou a prefeitura pelo projeto e também pelo seu sucesso.

Além disso, o presidente Matheus Erler lembrou de sua iniciativa, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, da campanha “Contra a dengue, a nossa arma é a informação”. Neste ano, outras ações serão desenvolvidas no sentido de conscientizar a população de combater, em suas casas, locais que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegyti.

Matheus Erler destacou, ainda, os resultados obtidos no projeto-piloto desenvolvido no Cecap. “É uma inovação em nível mundial para combater um mosquito que, mais recentemente tem afetado milhares de crianças com a microcefalia. Não podemos deixar que famílias e crianças sejam atingidas por esse inimigo e a informação, aliada a propostas inovadoras como o mosquito do Bem, são essenciais no combate ao inseto.”

Da coletiva, na praça José Bonifácio, também participaram os vereadores Gilmar Rotta (vice-presidente), Pedro Kawai (1º secretário), Samaritano (PDT), Madalena (PSDB) e assessores representando vereadores. Gilmar Rotta, que acompanha o projeto desde o seu início, destacou a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças gravíssimas: dengue, Zika e chikungunya.

Dados da prefeitura, que comprovam o sucesso do projeto, afirmam que quantidade de larvas selvagens do Aedes aegypti coletadas em armadilhas na área tratada está 82% menor, na média de quatro semanas, na comparação com a área não-tratada, que fica no bairro Alvorada, há 1,5 quilômetro da região que recebe o projeto.

“Este resultado impressionante mostra, mais uma vez, a importância e a diferença que a solução da Oxitec pode fazer para o Brasil no controle do Aedes aegypti”, afirmou Glen Slade, diretor da Oxitec do Brasil, que completou: “os mapas dos níveis de infestação mostram que as liberações contínuas do Aedes aegypti do Bem estão prevenindo a explosão populacional do mosquito selvagem que, em geral, acompanha a estação chuvosa”.

PROTOCOLO - Durante a solenidade, que divulgou o resultado do projeto Aedes aegypti do Bem, a empresa e a prefeitura assinaram um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica da Oxitec no município, o que deve gerar mais de 100 empregos, além da expansão do projeto em outra área da cidade, atingindo uma população de 35 a 60 mil habitantes. “Estou feliz de anunciar hoje que, devido à confiança demonstrada pela Prefeitura de Piracicaba no projeto Aedes aegypti do Bem, decidimos implantar uma unidade de produção de grande capacidade na cidade de Piracicaba. Nos próximos anos, faremos um investimento da ordem de milhões de reais nesta nova unidade de Aedes aegypti do Bem, que tem capacidade prevista de atender mais de 300 mil pessoas e será utilizada primeiramente para tratar a área central de Piracicaba”, disse Slade.

Segundo o Executivo, a produção da fábrica piracicabana poderá ainda ser usada para tratar outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil que queiram utilizar o Aedes aegypti do Bem para combater o transmissor da dengue, do Zika e da chikungunya.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, o resultado do projeto demonstra o pioneirismo de Piracicaba. “O Brasil hoje discute possibilidades alternativas de combate ao Aedes aegypti, com uma epidemia não só de dengue, mas de chikungunya e de Zika se espalhando pelo país, e nós, lá atrás, adotamos uma tecnologia existente. Já conhecíamos por sua aplicação na agricultura e, com apoio do Ministério Público e da Câmara de Vereadores, não tínhamos dúvidas que seria uma alternativa importante para enfrentar o que hoje é manchete diária na mídia. Tivemos ousadia, com a convicção dos resultados que estão sendo apresentados hoje à população piracicabana”, disse o prefeito Gabriel Ferrato.

Gabriel Ferrato destacou ainda o compromisso para a chegada de uma fábrica da Oxitec e a ampliação do projeto. “Estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde, com o compromisso de continuar o projeto no Cecap/Eldorado por mais um ano, e expandir, na medida que as condições financeiras permitirem, atingindo mais gente na cidade. Se tivéssemos recursos para toda cidade, não tenha dúvida que faríamos. Queremos deixar uma contribuição ao país no enfrentamento do Aedes. Se quiserem mesmo enfrentar, irão encontrar em Piracicaba o exemplo de ousadia e boa aplicação dos recursos públicos, porque em primeiro lugar vem a saúde de nossa população”, afirmou.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, apontou a parceria entre a empresa E todos os funcionários da secretaria e os moradores do bairro como fundamental para o sucesso do projeto. “Nossa equipe abraçou a ideia, assim como a população do bairro. Foi um trabalho conjunto, pois as medidas tradicionais já não estão mostrando eficácia. É um novo instrumento no combate ao transmissor de doenças que preocupam, como a dengue, a chikungunya e a Zika”, disse. (Com informações de Rodrigo Guidi).



Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Matheus Erler

Notícias relacionadas