PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MARÇO DE 2007

Praça no Jardim Oriente ganha nome do jogador "Peruzinho"


A Praça localizada entre as Ruas Nelson Furlan, Neuza Maria Mendes Tonin e as Travessas 01 (um) e 02 (dois), no Jardim Oriente, passa a ser denominada de Antônio Be (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


A Praça localizada entre as Ruas Nelson Furlan, Neuza Maria Mendes Tonin e as Travessas 01 (um) e 02 (dois), no Jardim Oriente, passa a ser denominada de Antônio Benedito Françoso. A homenagem ao famoso jogador piracicabano de futebol, mais conhecido como "Peruzinho", foi proposta pelo vereador Fausto Rocha (PT).

Na tarde de hoje (16), ocorreu o emplacamento da Praça com o nome do piracicabano nascido aos doze dias do mês de março de 1941. Antônio Benedito Françoso era filho de Palmiro Silvio Françoso e Odila de Camargo Françoso, numa família de 8 irmãos: Clara, Neuza, Edenis, Adele, Odila, Lilian e Hélio. Casou-se com Roseli Olívia Forti Françoso, teve 2 filhos: Palmiro Sílvio Françoso Neto e Valda Aparecida Françoso, que lhe deram 6 netos: Kauê, Ana Carolina, Caio, Lucas, João Pedro e Juliano.

O vereador Fausto Rocha (PT) justificou sua iniciativa de homenagear afirmando que Antônio Françoso foi um cidadão prestante, jogador de futebol, com passagem pela Seleção Brasileira e grande incentivados do Carnaval de rua de Piracicaba.

Quem foi "Peruzinho"?

Quando tinha apenas três anos de idade, os pais de Françoso foram residir na cidade de São Paulo. Chegando lá, o "Peruzinho" como ficou conhecido fez amizades com garotos de sua idade, que como ele jogavam futebol. Viveu na Capital por cinco anos, retornado à Piracicaba por volta de 1949, quando realmente sua vocação pelo futebol aflorou.

Eram os terrenos baldios, posteriormente transformados em campinhos de futebol, que se tornaram seu local de diversão e onde iniciaria sua carreira esportiva.

Em 1958 foi chamado para jogar em times de futebol em São Paulo e no Rio de Janeiro. Fez testes no Santos Futebol Clube, mas foi contratado pelo Fluminense, no Rio de Janeiro. Nesta mesma época ocorreram os jogos Pan-Americanos, onde foi integrante da seleção brasileira, disputando nos Estados Unidos e México. Como jogador da seleção brasileira, viajou ainda por todo Brasil.

Retornou a Piracicaba por volta de 1960, indo jogar no XV de Novembro, mas por divergências não ficou muito tempo, permanecendo como jogador amador no Palmeirinha, Maf, Vera Cruz, Costa Pinto, São João, por último jogando no Figueirense.

Dedicou-se ainda ao Carnaval, que era também sua grande paixão, saindo em várias escolas de samba, sendo sua escola do coração a Zoon Zoon, passando por vários cargos, conquistando vários títulos.

Como não sobrevivia de futebol trabalhou como tapeceiro de móveis e com automóveis. Estudou na Escola Sud Menucci e Colégio Dom Bosco.

Vitor Ribeiro MTB 21.208

Fotos: Patrick Katayama



Legislativo Fausto Rocha

Notícias relacionadas