PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE DEZEMBRO DE 2017

PMs receberão homenagem pela formação de 1200 alunos no Proerd


Requerimento 800/2017, da Coronel Adriana, foi aprovado pela Câmara durante a 73ª reunião ordinária, que ocorreu nesta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Coronel Adriana é autora de requerimento, aprovado, que homenageia policiais militares instrutores do Proerd



Pela formação de 1200 alunos no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da rede municipal e estadual, no ano de 2017, os policiais militares cabo Valdimar Araújo, cabo Sandra de Almeida Pinheiro e soldado Wanderley Anderson da Silva Souza, do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, receberão o Voto de Congratulações da Câmara.

Valdimar Araújo ingressou na Pmesp (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em 1995, motivado por filmes de policiais e forças armadas, também por admirar o militarismo. Sempre trabalhou no serviço operacional, pois, de acordo com ele, ajuda a sociedade em uma das questões que mais tira o sossego do cidadão: a segurança.

Decidiu ingressar no Proerd em 2013, após realizar o curso de instrutor e, desde então, o cabo diz ter sua vida mudada, por conseguir entender "o outro lado da sociedade".

"Por meio do projeto, consigo dar oportunidades de novos conhecimentos e orientações para que crianças possam fazer uma escolha mais segura e responsável, e, com isso, terem resultados positivos, evitando que escolham caminhos que só as levarão a situações ruins", declara.

Sandra de Almeida Pinheiro entrou na PM em 1995 e trabalhou no serviço operacional em São Paulo, com radiopatrulhamento e, depois, Ronda Escolar. Foi convidada, em 2013, pela Coronel Adriana, então major e comandante do 10º BPM-I, a ser instrutora da do Proerd.

Identificou-se com o projeto quando ingressou no curso para capacitação de instrutor. Em 2015, recebeu o certificado por ser a policial militar que mais formou alunos no programa, com a instrução de 3.364 crianças inscritas no ano.

Para ela, o Proerd deveria ser inserido na grade curricular das escolas, "para que as crianças tenham consciência que entrando para o mundo das drogas, vícios e até mesmo do crime, o futuro, em sua maioria, é de perigo e incerto."

Wanderley Anderson da Silva Souza é formado em ciências econômicas e ingressou na PM em 2004, motivado pela mãe. Trabalhou por cinco anos no Serviço de Inteligência da PM e, ao ser transferido para a 4ª Cia, soube que o curso de formação para instrutores do Proerd, em 2013, seria em Piracicaba.

Diz que só viu bons resultados desde então, pois acredita que o programa traz grandes mudanças, não somente para as crianças, como também pelos pais e a forma de agir na escola e seus funcionários e professores, que acabam espalhando o conhecimento pelos vínculos familiares.

Proerd — Programa Educacional de Resistência às Drogras e à Violência surgiu da necessidade do enfrentamento ao crescente tráfico de drogas e os crimes decorrentes do uso no País, associada aos pedidos de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes de dependentes químicos, quanto a intervenção policial, na década de 1990.

O programa desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos, além de oferecer atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas em sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão do outro, habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, além de lidar com desafios e responsabilidades.

Em 2016, o Proerd formou 646,4 mil alunos de 418 cidades do Estado, com 716 instrutores. Desde a fundação, em 1993, 9,42 milhões de alunos foram formados em São Paulo.

O requerimento 800/2017 é uma iniciativa da vereadora Coronel Adriana (PPS) e foi aprovado pela Câmara, nesta segunda-feira (11), durante a 73ª reunião ordinária.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas