PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JANEIRO DE 2018

Plantio em áreas de preservação gerará ganhos à comunidade, diz Jonson


Vereador mantém diálogo com o Executivo para viabilizar, na região do Bosques do Lenheiro e do Jardim Gilda, projeto para evitar ocupação irregular de áreas protegidas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Maestro Jonson quer envolver a comunidade em projeto para preservar áreas protegidas



Está prevista para a próxima semana a reunião que deve definir os parâmetros iniciais do projeto que pretende ocupar com mudas nativas e hortas comunitárias pelo menos três áreas institucionais ou de preservação permanente localizadas na região do Bosques do Lenheiro e do Jardim Gilda. A ideia vem sendo debatida pelo vereador Maestro Jonson (PSDB) com técnicos da Prefeitura e representantes de ambos os bairros.

O plantio de árvores frutíferas ou hortaliças nesses espaços visa atingir três objetivos: afastar o risco de essas áreas serem invadidas clandestinamente, evitar a degradação ambiental delas e gerar renda aos moradores que se dispuserem a participar do projeto, que deve contar com o envolvimento de uma organização não-governamental que já trabalha com crianças e jovens da região, além de igrejas, escolas e lideranças comunitárias.

Uma primeira reunião já foi realizada na última sexta-feira (5) entre Maestro Jonson e membros do Executivo, como o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Mentem. O próximo encontro deve contar também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Pela conversa inicial, uma vez viabilizado o projeto, as pastas devem fornecer as mudas e orientação técnica às pessoas envolvidas na iniciativa.

A intenção de Maestro Jonson é usar nesse novo programa a experiência acumulada com o projeto "Movendo Cidadania", que ele já desenvolve no Bosques do Lenheiro. "Temos um trabalho com esportes no Bosques e conhecemos igrejas e lideranças que têm interesse em adotar essas áreas. A Prefeitura  entrará com a parte estrutural, de cercar esses locais, preparar a terra e fazer a demarcação, a fim de orientar os representantes da comunidade para iniciar o plantio. A Prefeitura está correndo contra o tempo para implantar esse projeto o mais rápido possível", afirmou o vereador, ao salientar que tal preocupação foi expressa a ele pelo prefeito Barjas Negri (PSDB).

Entre as áreas a serem beneficiadas com o projeto, estão uma de preservação permanente localizada entre o Bosques do Lenheiro e o Jardim Gilda e outra situada em uma das extremidades do Jardim Gilda. Maestro Jonson observou que a Guarda Civil Municipal faz um monitoramento contínuo dessas áreas (que chegam a ter mais de 25 mil metros quadrados) para evitar a ocupação irregular delas. "Com esse projeto, todo mundo sairá ganhando, pois valorizará a região e evitará a invasão e a degradação dessas áreas de preservação permanente", reforçou o parlamentar.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Jonson Oliveira

Notícias relacionadas