PIRACICABA, SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

09 DE FEVEREIRO DE 2021

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara


Projeto será apresentado por Estevam Otero, quinta-feira (25) de março, conforme iniciativa da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo.



EM PIRACICABA (SP)  

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara
Salvar imagem em alta resolução

Plano Municipal de Habitação de Interesse Social ganha foco na Câmara



Requerimento 132/2021, aprovado na 3.ª reunião ordinária de 2021, nesta segunda-feira (8), conforme iniciativa da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade É Sua (PV) garante a suspensão do expediente da reunião ordinária do dia 25 de março, quinta-feira, para explanação do professor Estevam Otero sobre o PMHIS (Plano Municipal de Habitação de Interesse Social), em tramitação na Câmara, conforme o projeto de lei complementar 19/2020

A parlamentar observa que a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) trouxe como um dos direitos fundamentais e sociais a moradia, de acordo com o artigo 6.º, e que confere a competência para os municípios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber. Também, mostra o Estatuto da Cidade (lei Federal 10.257/2001) que tem como uma das diretrizes da política urbana a habitação.

Observa ainda a criação do Ministério das Cidades em 2003 e, a Secretaria Nacional de Habitação, atualmente alterada para Ministério de Desenvolvimento Regional, a qual é incumbida de acompanhar, avaliar, formular e propor os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, articulando-a com as políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, visando a promoção ao acesso à moradia.

Silvia Morales também realça que a lei federal 11.124/2005 dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS e cria o FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social). Além de considerar no âmbito municipal, a lei 3.238/1990, que autorizou o Executivo a constituir da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). E, a lei municipal 6246/2008, que revogou a lei 3.238, mas que manteve a instituição da Emdhap, reforçando como uma de suas finalidades a execução da política habitacional do município, em conformidade com os planos, programas e projetos do governo municipal, visando, minimizar os problemas de habitações populares e contribuir para o desfavelamento da cidade. Ainda cita o artigo 14, que dispõe que a Autarquia desenvolverá estudos, planejamento e execução, de forma direta ou indireta, de projetos atinentes a habitação popular.

Morales também considera o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social como um importante instrumento para propostas e ações à serem elaboradas de acordo com o diagnóstico habitacional municipal. E, que o projeto de lei complementar 19/2020, em processo legislativo da Câmara (atualmente arquivado de acordo com o artigo 150 do Regimento Interno), aprova o PMHIS (Plano Municipal de Habitação de Interesse Social), nos termos dos anexos desta lei complementar e revoga a lei complementar 268/2011.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas