PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE SETEMBRO DE 2017

Piracicaba terá Dia de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica


Projeto de lei que institui a data no município foi aprovado em primeira discussão.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei de Bandeira foi aprovado em primeira discussão na reunião ordinária desta segunda



Sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB) em julho, o Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, instituído por iniciativa do senador Romário Faria (PSB-RJ), inspirou o vereador André Bandeira (PSDB) a propor a criação da data em nível local.

O projeto de lei 141/2017, aprovado em primeira discussão na 52ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (18), define 21 de junho como o "Dia Municipal de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica", o qual passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Piracicaba. A propositura ainda será votada mais uma vez pela Câmara antes de seguir para o Executivo.

Doença neurodegenerativa progressiva e fatal, a esclerose lateral amiotrófica é caracterizada pela degeneração dos neurônios motores (células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos) e incapacita o portador à medida que avança.

A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer e falar, perde a habilidade dos movimentos (inclusive das próprias mãos) e não consegue ficar de pé por muito tempo, pois a doença acaba por afetar toda sua musculatura. Geralmente, a ELA atinge adultos e idosos, mas há casos de pessoas que apresentam a doença aos 20 anos.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas