PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2012

Pesquisador Carlos Cerri receberá Moção de Aplausos


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT) teve aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a Moção de Aplausos 27 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Antonio de Oliveira (PDT) teve aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a Moção de Aplausos 27, de 2012, em homenagem ao professor Carlos Clemente Cerri pela conquista do Prêmio Embrapa “Frederico de Mendezes Veiga” 2012, como o melhor pesquisador das instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, com o estudo “A agricultura na economia de baixa emissão de carbono”.

No texto da propositura, o vereador Marcos Oliveira destaca o histórico acadêmico de Carlos Cerri, formado em Engenharia Agronômica, em 1971, na Unesp Jaboticabal, com mestrado em 1975 e doutorado em 1979 pelo Instituto de Geociências da USP. Professor adjunto da Esalq/USP, desde 1988, assumiu a titularidade no Cena/USP, em 1996.

“Desde 1998 Cerri dedica-se às pesquisas sobre sequestro de carbono no solo e fluxos de gases do efeito estufa em vários ecossistemas naturais e modificados pelo uso e mudança do uso da terra e pelas práticas e sistemas de manejo agrícola em clima tropical”, aponta o vereador Marcos Oliveira (PDT).

Atualmente, coordena projetos sobre relações do agronegócio com aquecimento global, particularmente na avaliação do ciclo de vida (carbon footprint, pegada ecológica do CO2) do etanol derivado da cana-de-açúcar, biodiesel de plantas oleaginosas, café, citrus, soja e outros bioprodutos do agronegócio.

Publicou mais de 180 artigos científicos em revistas nacionais e no exterior, 40 capítulos de livros no Brasil e no exterior e é editor de seis livros. Coordenou mais de 60 projetos de pesquisa com recurso do Brasil (Fapesp, CNPq, Capes, Finep, Petrobras) e do exterior (Nasa, NSF, IAEA, GEF, European Unit). Proferiu centenas de palestras no Brasil e outras 60 no exterior. Orientou 12 alunos em nível de mestrado, 26 de doutorado e 40 de iniciação científica e supervisionou cinco pós-doutorados. Leciona três disciplinas de pós-graduação: Matéria Orgânica do Solo; Agricultura, Biocombustíveis e Aquecimento Global.

Carlos Cerri é membro titular da Academia Brasileira de Ciências do Brasil, membro externo da Academia da Agricultura da França (l´Ordre de Palmes Académiques dans Agriculture) e membro do IPCC (Intergovernamental Pannel on Climate Changes) desde 1993. Além disso, foi diretor do Cena entre 1991-1997, onde coordenou 51 projetos científicos nacionais e internacionais em agricultura e ciências ambientais.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem Marcos Oliveira

Notícias relacionadas