PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE NOVEMBRO DE 2017

Pesquisa localiza expressões da língua portuguesa que caíram em desuso


Departamento de Documentação e Arquivo produziu "nuvem de palavras" sobre as curiosidades do passado, a partir de pesquisas de documentos de 1948



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas do Nascimento Machado Salvar imagem em alta resolução


Última flor do Lácio, a inculta e bela língua portuguesa, como poetou Olavo Bilac, sofreu modificações ao longo dos anos. E essas mudanças puderam ser notadas pela equipe do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, no processo de revisão das leis municipais produzidas a partir de 1948 na Casa de Leis.

Desde o início do segundo semestre, o Departamento atua na catalogação, classificação e higienização das leis que compõem o seu acervo. São duas milhões de páginas até a década de 90 e a estimativa de conclusão dos trabalhos em quatro anos. Conforme cada um dos processos é concluído, os profissionais e estagiários da Casa convertem as páginas em PDF e as disponibilizam no Siave, sistema público e on-line para consulta de proposituras.

Até o momento, 60 palavras e expressões que deixaram de fazer parte do Português cotidiano já foram encontradas, caso de citadina, imorredoura, preclara, suster, mancheias, soerguimento, proverbial, entre outras (confira a relação completa ao final do texto).

Por outro lado, há termos que até hoje persistem, tanto na Câmara quanto no chamado “juridiquês”. Como exemplo está “data vênia”, de origem latina, usada na linguagem jurídica para, de maneira respeitosa, solicitar permissão para discordar do ponto de vista de alguém e demonstrar que a opinião é respeitada, mesmo contrária.

Segundo Fábio Bragança, historiador que dirige o Departamento, as mudanças começaram a ser notadas por Michele Santin Pecorari, servidora da Casa que está atuando diretamente nas etapas de manipulação dos antigos processos. “Ela foi percebendo os projetos curiosos e os termos técnicos que caíram em desuso no Legislativo”, diz o historiador.

Michele explica que os termos se restringem ao ano de 1948 e início de 1949 porque o trabalho está na fase inicial. “Começou pela curiosidade de alguns assuntos, de entender a caligrafia do período, pois tudo era feito à mão, pelo próprio presidente da Câmara”, contextualiza Michele, que seguirá com o trabalho.

A intenção, agora, é a de fechar a pesquisa por décadas, trazendo sempre o significado das expressões que caíram em desuso, compondo, além de um dicionário, uma espécie de “nuvem de palavras”.

RIPOLÂNDIA – Na manipulação dos documentos, além das palavras antigas, são encontradas histórias curiosas. Uma delas diz respeito à “Ripolândia”, nome da zona de meretrício que existiu na cidade e que assim foi chamada em alusão ao seu fundador, Romeu Ítalo Rípoli, vereador por três mandatos e muito ligado ao esporte local.

Dois documentos de época também mostram as eleições na cidade, em que Antonio Martins Belmudes de Toledo, candidato pelo Partido Social Democrático, ficou como primeiro suplente de vereador pelos 89 votos obtidos nas urnas. Por outro lado, mesmo com quantidade menor de votos (79), conquistou uma cadeira Cássio Paschoal Padovani, candidato pelo Partido Social Progressista, Trabalhista Brasileiro e Republicano, sendo a sua posse em 2 de janeiro de 1948.

Michele se recorda de outro fato encontrado nos arquivos: um apelo ao gerente dos Correios para que os jornais da capital paulista chegassem à Piracicaba no primeiro horário do trem. A reclamação é a de que os leitores/assinantes recebiam os exemplares muito tarde.

“O interessante do trabalho é ter atenção para as curiosidades. Certamente, as anotações irão gerar novas pesquisas e reportagens sobre a história de Piracicaba”, diz Bragança, citando, entre as descobertas, o fato de Piracicaba ter possuído uma cidade-irmã na Coréia do Sul, Seongnam, na gestão do ex-prefeito Adilson Benedito Maluf.

Paralelo ao trabalho com os processos-leis, o Departamento de Documentação e Arquivo está "vasculhando" as fotografias do passado que são do acervo da Câmara, também como forma de estarem disponíveis para pesquisa pública.

Expressões de 1948

Sepultura perpétua
- jazigo/túmulo
Apraz-me - convir/agradar
Aquinhoadas - dividir em partes de um todo
Agruras - aflições/insatisfação
Aspecto - aspecto
Relegada - desprezado/banido
Módicas - modestas/limitadas/pequenas
Imorredoura - que não morre/eterno/imperecível
Poude - de poder
Preclara - digno de admiração
Coletoria Estadual - órgão que arrecada imposto
Suster - amparar/sustentar
Devida vênia - devido consentimento
Inapreçável - que não se pode avaliar
Operoso - que produz/trabalha
Trescalar - emitir cheiro forte/cheirar/exalar
Mancheias - mão cheia
Encabeçados - dirigido
Inquinar - infectar/sujar
Impedintes - impeditivo
Arguciar - sutileza nas palavras e engenho de raciocínio
Parcos - que é pouco/econômico
Lançadoria - emissor de impostos
Apenasmente - apenas (redundância)
Insigne - destacado/famoso
Citadina - que faz referência à cidade/costumes
Dantes - de antes
Proverbial - que é notável
Assoberbado - altivo/arrogante
Palpitante - que desperta grande interesse
Nobilíssimo - nobre
Pujança - robutez/vigor
Vossência - vossa senhoria
Militão - nome próprio da época
Imarcessível - inalterável
Profusa - abundante
Estofo - caráter
Alvitre - sugerido ou lembrado
Soerguimento - levantamento
Carestia - carência
Cousa - coisa
Nauseabundo - asqueroso/repugnante
Ajardinamento - jardinagem
Reputo - tomar em conta/julgar
Esmoreçamos - enfraquecer/tornar sem força
Entronizado - glorioso/exaltado
Auscultar - diagnosticar os ruídos
Vetusto - antigo/velho
Aluindo - fazendo vacilar/abalando
Propenda - pender/inclinar
Conspícuo - facilmente notado/visível
Comprazer - ser cortês/fazer a vontade
Propugnando - lutar em defesa de; defender
Idílios - poema curto
Regatear - diminuir
Opulência - riqueza/luxo
A testa da qual - na qual
Acendrado - afinado
Alvissareiro - que anuncia acontecimento feliz
Rutilante - que brilha com
Pugilo - punhado



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas