PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 Aumentar tamanho da letra

Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai participa da abertura da Exposição Arte em Bronze

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última semana da abertura da Exposição Arte em Bronze, realizada pela Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), que neste ano, pela primeira vez, acontece na Pinacoteca Miguel Dutra. A exposição faz parte das comemorações dos 250 anos da cidade, celebrado no dia 1º de agosto.

A iniciativa ressalta a beleza e técnica utilizada na confecção de obras de alto nível estético, em um dos materiais mais empregados na arte escultural. A exposição apresenta 37 obras, com 34 artistas de Piracicaba, Valinhos, Jundiaí, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro.

“A Semactur através da Pinacoteca Miguel Dutra sempre traz gratuitamente exposições belíssimas, neste caso a participação de artistas de outras cidades nessa exposição destaca a importância da nossa Pinacoteca. A exposição Arte em Bronze é mais um belo exemplo de consolidação do nosso espaço”, comenta o parlamentar.

De acordo com Eduardo Borges de Araújo, diretor da Pinacoteca, essa é a primeira exposição composta só por esculturas em bronze, realizada no espaço, desde sua inauguração, em 1969. “Temos obras figurativas, contemporâneas e modernas; poéticas diferentes de artistas diversos. A escultura em bronze é uma arte nobre, advinda de um processo relativamente trabalhoso, refinado e que exige certo planejamento. Isso torna essa exposição ainda mais importante”, revela Araújo, que foi responsável pela curadoria, juntamente com Euclides Baraldi Libardi, diretor da Fundiart.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a iniciativa é um presente para a população piracicabana e visitantes, que terão contato com obras de alto nível estético. “Material milenar, o bronze desempenhou papel preponderante no desenvolvimento das sociedades humanas como matéria-prima para a fabricação das primeiras ferramentas, armas e utensílios. Seu uso artístico remonta ao mesmo período, gerando, no presente, registros históricos riquíssimos”, observa Rosângela.

A Arte em Bronze 2017
Abertura: sexta-feira (7)
Horário: às 20h
Local: Pinacoteca Miguel Dutra: rua Moraes Barros, 233, Centro