PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2015

Pedro Kawai homenageará a Escola Aiki Kaizen de Aikido


Moção de aplausos 239/2015 foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (12)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageará a Escola Aiki Kaizen de Aikido pelos 10 anos de fundação com a moção de aplausos 239/2015, aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (12). “Além de difundir esta arte na cidade, a escola contribuir para tornar Piracicaba a se tornar polo internacional, fazendo parte do calendário da modalidade no País”, observa o vereador, no texto da propositura. 

A Aiki Kaizen de Aikido foi fundada em 28 de fevereiro de 2005 por Roney Antônio Rodrigues Filho e Luciano van den Broek, ambos 4º Dan de Aikido. Com origem no Japão, o aikido é uma arte marcial criada pelo grande-mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela a essência do conjunto de artes marciais japonesas, buscando coordenar à perfeição corpo e mente, em unidade com as leis naturais. 

Os movimentos do Aikido seguem as leis da natureza, cheios de vigor e energia, aplicados ao princípio da não-resistência e abstenção de força bruta. Pessoas de ambos os sexos e de todas idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a possibilidade de treinar mente e corpo, forjando caráter equilibrado a todos os momentos da vida. 

Na moção de aplausos, Kawai destaca que a cidade recebe anualmente quatro mestres vindos de outros países em cursos, seminários e encontros, “unindo a comunidade do Aikido e elevando a qualidade técnica dos praticantes”, detalha, e lembra que Piracicaba já recebeu embaixador mundial do Aikido, Yoshimitsu Yamada, discípulo do fundador. 

A escola não se limita apenas em difundir o Aikido, mas também em agregar e unir a comunidade de praticantes desta arte. Em 10 anos, difundiu a atuação em outras cidades, atualmente conta com filiais em cinco cidades – Águas de São Pedro, Arraial D’Ajuda, Campos de Holambra, Presidente Prudente e Rio Claro – e conta atualmente com cerca de 300 praticantes.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas