PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE FEVEREIRO DE 2014

Pedro Cruz pede solução em cruzamento da avenida Independência


Vereador esteve nesta semana novamente na esquina da via com a rua XV de Novembro, onde constatou dificuldade de travessia por pedestres



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O cruzamento da avenida Independência com a rua XV de Novembro continua a preocupar o vereador Pedro Cruz (PSDB), que esteve no local esta semana. No segundo semestre do ano passado, o vereador enviou solicitação ao então secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jenival Dias Sampaio, para que a Semuttran promovesse a readequação da passagem de pedestres no cruzamento

Na oportunidade, o vereador sugeriu utilização de recursos permitidos pela legislação nacional de trânsito, como por exemplo semáforo para pedestres ou ampliação e sincronização do tempo no sinal vermelho na rua XV e na pista da Independência, sentido Santa Casa, além da complementação da pintura da faixa de pedestres na pista. 

Como apenas a complementação da pintura da faixa foi executada, o vereador decidiu solicitar novamente à Semuttran as providências necessárias que beneficiarão os pedestres naquele cruzamento, utilizado principalmente por cidadãos que se dirigem ou saem do Semae, agência bancária, restaurantes, papelaria, Cemitério da Saudade, Estádio Municipal e clínica médica da região.

Pedro Cruz ressalta que atualmente o pedestre que deixa o Semae, por exemplo, e precisa atravessar a avenida, tem a travessia segura na faixa da pista sentido Santa Casa-Esalq porque o sinal vermelho permite isso. Porém, segundo ele, a situação se complica quando esse mesmo pedestre precisa completar a travessia pela pista da avenida sentido Santa Casa. Nesta situação, acuado no canteiro central, quando não encontra o tráfego da avenida, encontra o tráfego da Rua XV que faz a conversão à esquerda. “Ou seja, tem de atravessar entre um fluxo e outro, sempre na correria. É muito arriscado”, diz. 

“Estivemos novamente esta semana no cruzamento. Constatamos uma vez mais que só a pintura da faixa não é suficiente para garantir a segurança do pedestre. É preciso que a Semuttran faça alguma intervenção no local, ou aumente o tempo do sinal vermelho simultaneamente na Independência e na XV para dar o tempo necessário de travessia completa, ou instale um semáforo exclusivo para pedestres”, disse Pedro Cruz.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337 Assessoria parlamentar


Trânsito e Transportes Pedro Cruz

Notícias relacionadas