PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE FEVEREIRO DE 2014

Pedro Cruz participa de assinatura de contrato no Centro Cívico


Contrato prevê ações de mobilidade urbana no transporte público.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Na tarde da última sexta-feira (21), o vereador Pedro Cruz (PSDB) participou ––ao lado do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Henrique Custódio, do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), e de outras autoridades da cidade–– da assinatura do contrato que permitirá ao município realizar obras necessárias no campo da mobilidade urbana, mais precisamente no setor de transporte público. O contrato de financiamento irá liberar R$ 55,4 milhões do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, com a contrapartida do município de R$ 2,7 milhões.

A verba do PAC 2 permitirá que Piracicaba tenha 30 quilômetros de faixas exclusivas destinadas aos ônibus urbanos nas principais vias da cidade, a começar pela avenida Armando de Salles Oliveira, seguindo pela reforma e modernização de cinco terminais: Central (TCI), Pauliceia, Cecap, Piracicamirim e Vila Sônia. Nas paradas de ônibus, serão instaladas 1.300 coberturas, incluindo a substituição de algumas, e trocado o pavimento asfáltico pelo concreto para evitar os "borrachudos". Os terminais também receberão bicicletários ––notícia que foi comemorada por Pedro Cruz.

O próximo passo será a conclusão dos projetos executivos, incluindo orçamentos e o cronograma das obras, para que as licitações ocorram. "Esta é uma excelente notícia para a nossa cidade, que está num crescente processo de desenvolvimento. Na fala do prefeito Gabriel Ferrato, percebemos a sua preocupação em oferecer mais conforto aos usuários do transporte público da cidade. Aliás, é um pedido pessoal dele, que demonstra estar ciente dos problemas de mobilidade urbana em Piracicaba desde a época do planejamento de sua campanha ––sou testemunha disso", afirmou Pedro Cruz.

INCENTIVO - Na avaliação do vereador, com ações dessa envergadura é possível incentivar o cidadão a fazer uso do transporte público municipal, melhorar o trânsito de veículos na cidade e ampliar o uso de bicicletas. Desde 2012, Pedro Cruz mantém diálogo com o banco Itaú para trazer a Piracicaba o projeto Bike. "Queremos contribuir com os projetos do nosso prefeito também na questão da mobilidade urbana, não só aprovando leis que tratam do assunto ou elogiando suas ações na área, como também dialogando com o banco Itaú, que possui o inteligente projeto de sustentabilidade e integração ao transporte público "Bike" e, pelo que percebemos, Piracicaba está na lista [para recebê-lo]", ressalta o parlamentar.

O projeto foi iniciado em outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro ("Bike Rio"), com 160 mil usuários cadastrados, 60 estações e 600 bicicletas disponíveis. Depois, foi implantado em São Paulo ("Bike Sampa"), com 300 estações e 3 mil bicicletas ––serão mais 100 novas estações e 1.000 bicicletas até dezembro deste ano)––, e assim, sucessivamente, nas demais capitais e cidades do país.

"Tudo indica que teremos o nosso "Bike Pira" em 2015, pois este ano o Itaú, por conta da Copa do Mundo, deu uma pausa na implantação do projeto em municípios que não são capitais de Estados, priorizando as mesmas, principalmente aquelas que sediarão jogos do Mundial", explicou Pedro Cruz.

As "magrelas" na cor laranja deverão marcar presença nas 12 cidades-sede da Copa e também nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. "É oportuno dizer que as ações que hoje começam a ocorrer em Piracicaba na área da mobilidade urbana contribuirão, em muito, com a concretização desse sonho chamado "Bike Pira"", acrescentou o vereador.



Texto:  Assessoria parlamentar


Trânsito e Transportes Pedro Cruz

Notícias relacionadas