PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JANEIRO DE 2015

Para aumentar arborização, Ary propõe a criação do 'Disque Árvore'


Proposta prevê que a Sedema disponibilize um número exclusivo para pedidos de pessoas que querem ter plantada uma árvore em frente à sua casa ou ao seu comércio.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Objetivo da proposta de Ary é tornar ruas de Piracicaba mais arborizadas



Viver numa cidade mais verde e com ar mais puro pode estar a um telefonema de distância. Uma ideia levada pelo vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT) à Prefeitura propõe que a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente disponibilize um número exclusivo para pedidos de pessoas que querem contar com uma árvore em frente à sua casa ou ao seu comércio.

Hoje, tal facilidade já existe: basta ligar para o 156 e solicitar o plantio. Mas a falta de conhecimento da população quanto à existência dessa possibilidade, somada ao fato de o 156 concentrar um grande volume de demandas de diferentes origens, faz com que a procura seja baixa, insuficiente para suprir o déficit de árvores verificado atualmente na cidade.

Além disso, o "Disque Árvore" proposto por Ary para Piracicaba já vem sendo adotado com sucesso em municípios do Estado, como Limeira, São Carlos e Fernandópolis. "Em todos eles, houve aumento na procura pelo plantio de novas árvores", destaca Ary ––em Santa Bárbara D'Oeste, por exemplo, o serviço fez o número de solicitações saltar de menos de duas por mês para mais de 70.

GRATUITO - Pela proposta de Ary, o cidadão que quiser ter plantada gratuitamente uma árvore em frente à sua casa ou ao seu comércio deverá ligar para o número a ser fornecido pela Sedema e fazer a solicitação. Dentro de um prazo a ser estipulado pela pasta, uma equipe é deslocada até o local que receberá a muda, que é então plantada num quadro aberto na calçada.

Vale lembrar que ao cidadão deverão ser dadas várias opções de espécies, para que ele possa escolher a que melhor se adequa à região onde mora ou trabalha. O "cardápio" deverá estar disponível no site da própria Sedema, com fotos e descrição. Pela proposta, campanhas publicitárias, folderes e o portal da Prefeitura na internet colaborariam na ampla divulgação do "Disque Árvore".



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas