PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE NOVEMBRO DE 1827

Panorama do Correio na época de 1827


Necessidade, Correio, “porta-mala”.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Imagem Ilustrativa.



Ofício da câmara local ao Governo Provincial, representando a necessidade que havia nesta Vila de um “porta-mala” do Correio. É a primeira notícia oficial que se tem sobre o assunto. Depreende-se da informação que o correio já existia na Província. 

O que não existia era um porta-mala, carteiro ou encarregado especial das correspondências. Segundo os vagos informes, o porta-mala fazia suas viagens sobre lombo de burro, passando por peripécias várias, como mau tempo, falta de pontes, ausência de estradas, enchentes etc.

Um trecho notável do documento acima: “0 prejuízo que sofrem os habitantes desta Villa, (da Constituição), a falta de correspondência, para a Capital, Villa de Santos, Rio de Janeiro hé que nos obriga, (câmara), a representar a V. Ex.a, (presidência da Província), afim de providenciar esta grande falta, e que não pereça mais o Comercio e o bem publico.” E continua: “Axa-se esta Vila com hua grande população, e por isso necessita de hum correio que transportem as nossas correspondências desta Villa para a de São Carlos, para o que se oferece a Administrar gratuitamente por conta da Nação João Pedro Correia homem estabelecido com negócio de fazenda.”

 

Fonte: HPQ - pág. 185 - volume I.



Texto:  Fábio Bragança


O Dia na História

Notícias relacionadas