PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE OUTUBRO DE 2017

Palestra sobre suicídio marca Semana do Idoso


Evento na Câmara de Vereadores de Piracicaba contou com a parceria do CVV (Centro de Valorização da Vida)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Como parte da Semana do Idoso, a Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou na quarta-feira (4) a palestra “Saúde mental e suicídio na terceira idade”. O evento ocorreu no plenário Francisco Antonio Coelho e contou com a apresentação da psicóloga Cláudia Marques Simões e a voluntaria do CVV (Centro de Valorização da Vida), Eliane Margarete Soares. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a terceira idade e os jovens são os grupos sociais que mais cometeram suicídio nos últimos anos. São 32 casos diários no país. 

No caso dos idosos, as palestrantes explicaram que a depressão é uma das principais causas que os levam a cometer este ato. A falta de diálogo, isolamento e surgimento de doença também são questões que podem desencadear a vontade de tirarem a própria vida. 

Cláudia Simões explica que a decisão não é algo repentino, mas que foi perpetuada por muito tempo e apresenta diversos indícios. “O idoso que pensa em cometer suicídio demonstra mudanças de comportamento, na alimentação, no sono e até falam sobre o desejo de morrer”, disse. 

Eliane Simões ressaltou que a melhor prevenção é dar a devida atenção aos idosos. Segundo ela, nesta fase da vida os cidadãos sentem-se isolados, pelo fato da família não retribuir o diálogo que necessitam. “Alguns sentem-se rejeitados, por isso acabam cometendo suicídio”, explica. 

O CVV atua para evitar o ato e os voluntários trabalham de forma anônima, visando dar atenção necessária às pessoas que ligam ao local. 

A atividade foi transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara (8 da NET, 9 Vivo TV, 60.4 da TV Digital Aberta) e no camarapiracicaba.sp.gov.br. 

A Semana do Idoso é organizada pelo gabinete do vereador Matheus Erler (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.



Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Câmara Matheus Erler

Notícias relacionadas