PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2015

Palestra aborda grife voltada para pessoas com deficiência


Representante da Lado B relatou empreendimento em atividade da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, organizada pelo vereador André Bandeira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, organizada pelo vereador André Bandeira (PSDB), recebeu na noite desta quarta-feira (9) a palestra da fisioterapeuta Dariene Rodrigues, proprietária da loja Lado B Moda Inclusiva, que apresentou o empreendimento que desenvolve roupas para pessoas com deficiência inaugurado em junho de 2013 e considerado pioneiro neste segmento em todo o Brasil. 

“Existe um mercado muito grande a ser explorado, que é o de roupas feitas exclusivamente para pessoas com deficiência”, disse o vereador André Bandeira (PSDB), ao destacar a importância da apresentação acontecer no auditório da unidade do Senac Piracicaba e voltado aos alunos do curso de moda. “É uma oportunidade de mostrar a eles que existe a necessidade de vestir este contingente de pessoas.” 

Embora seja formada em Fisioterapia, Dariene Rodrigues detalhou que uma década de experiência ao lado de pessoas com deficiência e mais a relação próxima com um amigo tetraplégico fez com que ela buscasse soluções de vestimenta a este público. “Como não sou costureira, mal sabia usar uma tesoura, fui buscar parcerias para desenvolver a modelagem e depois para fazer os cortes”, explica Dariene. 

Entre as criações está uma calça jeans por fora, mas com pano de moletom por dentro, “porque é comum, quando a pessoa se torna cadeirante, preferir calças mais leves, então buscamos um modelo com a beleza do jeans e o conforto do moletom”, explica. A mesma calça também tem velcro para facilitar a colocação e ainda tem uma bolsa interna onde é possível colocar o cateter, normalmente usado por cadeirantes. 

Também tem as roupas com etiqueta na qual o tamanho e as cores estão escritas em braile para facilitar o uso por deficientes visuais. Mas a página virtual da Lado B apresenta uma série de outros produtos voltados para pessoas com deficiência. “Procuramos desenvolver sempre novas peças, além de estabelecermos parcerias para comercializar outros produtos voltados para este mesmo público”, disse. 

Na platéia, estudantes de moda gostaram da proposta da palestra. “Nunca tinha ouvido falar de moda inclusiva, é uma boa oportunidade para conhecer melhor”, disse Amanda de Morais Nascimento, 28. Ao lado dela, o estudante Leandro Lopes, 30, relata que já vestiu uma pessoa tetraplégica, “mas preciso buscar novas referências”, justificou. 

SEMANA MUNICIPAL – O vereador André Bandeira (PSDB) destacou a importância da atividade dentro da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, “porque é uma novidade em todo o Brasil, algo que precisa ser mais difundido”, disse. A palestra foi a quarta atividade da edição deste ano, com eventos agendados até 2 de outubro. 

Nesta quinta-feira (10), acontece a palestra Fotografia, com Kica de Castro, também no auditório do Senac Piracicaba, que fica na rua Santa Cruz, 1.148, Centro. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas