PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE SETEMBRO DE 2015

Paiva questiona fila de espera para exame de endoscopia digestiva


Com uma espera de 21 meses, a fila conta com mais de 5 mil pacientes e apenas um profissional no atendimento



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Após ser procurado por moradores que reclamaram da fila de espera pra realização do exame de endoscopia digestiva alta, o vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT) questiona o Executivo, sobre os motivos da demora, no requerimento 723/2015. A Câmara aprovou a propositura na reunião ordinária desta quinta-feira (3). 

O exame detecta várias doenças, como o câncer de estômago e esôfago, hérnia de hiato e úlceras. “O tempo de espera é muito longo, já que o exame detecta doenças que devem ser diagnosticadas e tratadas o quanto antes”, comenta Paiva. Segundo o vereador, estão sendo chamados, neste momento, pacientes que agendaram o exame no final de 2013. 

Com uma espera de 21 meses, a fila conta com mais de 5 mil pacientes e apenas um profissional que atende esta especialidade na rede. “Muitas pessoas estão sem receber o benefício, em função de que, para comprovar a doença, exige-se a apresentação do exame nas perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, defende Paiva. 

Para o vereador, a abertura de contratação pode colocar em ordem o atendimento. Na propositura, Paiva quer saber o motivo de ter somente um profissional da área, as medidas que o Executivo pode tomar para sanar o problema e qual é a quantidade de exames que estão na fila de espera até o momento. 

Paiva questiona também, se há previsão de contratação e/ou abertura de concurso para este profissional e qual é a estimativa de tempo para normalizar a fila de espera para o exame. 



Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas