PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE ABRIL DE 2016

Paiva questiona a falta de feijão em escolas infantis da cidade


Vereador apresentou o requerimento 372/2016, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (18)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) questiona a falta de feijão em escolas infantis do município de Piracicaba. Ele apresentou o requerimento 372/2016, aprovado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Ele pediu a relação de quais unidades de ensino ficaram sem o alimento, por quanto tempo durou e se a situação já foi regularizada pelo Executivo Municipal.

Ainda no texto da propositura, o parlamentar lembrou que na reunião de 31 de março, enfatizou na tribuna do Legislativo que foi informado sobre a falta de feijão para a merenda em pelo menos quatro escolas de educação infantil. Na reunião de 11 de abril, o vereador Pedro Kawai (PSDB) informou que a Prefeitura fez chamada pública para a aquisição de 50 toneladas para 2016 e que 30% da verba enviada pelo governo federal foi destinada para aquisição de alimentos originários da agricultura familiar. 

Paiva informa, no requerimento, que a cooperativa convocada para assinar o contrato no início de fevereiro deste ano alegou perda da safra devido às fortes chuvas sobre a plantação e o produto foi adquirido por coleta de preços, no total de 3.100 quilos e, concomitantemente, a prefeitura fez o pedido de pregão eletrônico 20/2016 no dia 3 de março para a compra das 50 toneladas de feijão, tendo como vencedor a Pilar Cereais. 

A Prefeitura informou, continua o texto aprovado, que houve remanejamento de feijão entre as escolas que tinham o produto para atender as que não tinham para tentar minimizar a situação e que por isso não havia faltado nas escolas. Entretanto, salienta Paiva, matéria na Gazeta de Piracicaba em 13 de abril revela que por alguns dias faltou feijão em três escolas de educação infantil, segundo funcionários dessas unidades.

Paiva reforça o pedido de informações se houve a falta de mais algum tipo de alimento, quais são os fornecedores da merenda, se a exigência do governo federal para aquisição de alimentos da agricultura familiar tem sido respeitada e se as ocorrências são levadas ao conhecimento do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas