PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2015

Paiva promove palestra sobre relações de trabalho


Em parceria com a ComEmprego e o Sindicato dos Bancários, Paiva traz debate sobre alternativas para os trabalhadores em meio a conjuntura mundial



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Marina Silva é assessora da Secretaria de Formação e Relações Internacionais para as Américas



Para evidenciar o momento político e econômico para os trabalhadores, o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), em parceria com a Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego) e Sindicato dos Bancários (SindBan), promove no próximo dia 16, quarta-feira, às 9h, a palestra Acordo Marco Global – Conjuntura e Impactos nas Relações de Trabalho, ministrada por Marina Silva, assessora da Secretaria de Formação e Relações Internacionais para as Américas, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Alternativa para os trabalhadores, o Acordo Marco Global, criado nos anos 2000, tem como função estabelecer relacionamento contínuo entre uma multinacional e uma federação internacional e garantir que a empresa respeite as mesmas normas em todos os países em que opera, melhorando as relações trabalhistas. Hoje, há cerca de 85 acordos ativos.

Segundo o vereador José Antonio Fernandes Paiva, é necessário contextualizar a crise do ponto de vista internacional e o abalo causado nas relações trabalhistas, como o desemprego e a perda de direitos. “Há indícios que as conjunturas política e econômica sejam planejadas e utilizadas para explorar o trabalhador. É importante trazer os agentes do movimento sindical, poder público e os empresários para o centro desse debate e mostrar de que maneira podemos enfrentar algo arquitetado, e não circunstancial, como é a crise que passa o Brasil, os Estados Unidos e a Europa. Nossa luta é fazer com que os direitos sejam respeitados em qualquer parte do planeta”, ressalta Paiva.

O presidente da ComEmprego, João Carlos Goya, explica que a decisão da comissão foi unânime em apoiar o evento e está ciente da importância de trazer conscientização ao trabalhador sobre seus direitos em meio da crise. “A palestrante tem muito a contribuir e trazer reflexões sobre um ponto político mais amplo. ”

Para o diretor do Sindicato dos Bancários, Marcelo Abrahão, a realização da palestra é de grande valia para informar e envolver o movimento sindical no que acontece no mundo do trabalho. “O Acordo Marco vem como importante ferramenta para o futuro dos trabalhadores. O movimento sindical não pode se abster e precisa conhecer para que possa construir algo melhor tanto para o trabalhador, sempre o mais penalizado, como também para o empresário, ” completa Marcelo, também membro da ComEmprego.

SERVIÇO – Palestra Acordo Marco Global – Conjuntura e Impactos nas Relações de Trabalho. Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 9h. Local: Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, na Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua Alferes José Caetano, 834, Centro). 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Emprego e Renda José Paiva

Notícias relacionadas