18 DE OUTUBRO DE 2017
Renato Elston, da Unimep, refletiu sobre o tema no terceiro encontro do ciclo "Agregando valores na rede de negócios de produtos turísticos", nesta quarta-feira.
Precisamos criar outras formas de gerar interesse no turismo, defendeu professor
Que Piracicaba se distingue da maioria das cidades por conta de seus aspectos peculiares ––como a gastronomia, o rio, o dialeto e o XV––, isso já é sabido. Mas como transformar esses aspectos, tão reconhecidos pela população local, em fatores que não só atraiam, mas mantenham o interesse de quem visita o município é um dos desafios que o setor de turismo precisa equacionar no momento.
A opinião é do publicitário e professor Renato Elston, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que abordou a importância da identidade e da comunicação corporativa para alavancar os negócios no turismo local em mais uma atividade de acesso gratuito ao público promovida pela Escola do Legislativo, na tarde desta quarta-feira (18).
Cerca de 20 pessoas acompanharam a apresentação, na sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo da Câmara. O encontro foi o segundo dos quatro que integram o ciclo "Agregando valores na rede de negócios de produtos turísticos", que teve início no último dia 4 e termina na próxima quarta-feira (25).
Para Renato, buscar opiniões de fora, que forneçam novos pontos de vista em relação ao potencial que a cidade possui, pode diversificar as formas que, hoje, são usadas para o desenvolvimento do turismo local.
"Entendo que os serviços, os produtos e o turismo que Piracicaba proporciona, a meu ver, estão muito previsíveis. Precisamos criar outras formas de gerar interesse e, pelo menos, a continuidade da vinda dos turistas à cidade por meio de um outro olhar ––e talvez sejam pessoas de fora que possam fazer esse 'mapeamento'", sugeriu.
"Às vezes, olhamos só a partir das nossas referências, achando que o que estamos proporcionando é adequado a esse público. Mas ele, quando vem de fora, talvez espere coisas que não estamos imaginando. E não é apenas satisfazer as necessidades básicas desse cliente, mas também surpreendê-lo de alguma forma, dando-lhe algo mais que ele não esperasse ao vir a Piracicaba", comentou Renato.
Para o professor, explorar a cultura de uma localidade "é fundamental para a construção de uma marca, posicionando-a num cenário de interesse". "Marca não é um logotipo, um símbolo ou uma identidade, mas o sentindo afetivo das pessoas sobre um produto, serviço, empresa ou lugar. A marca precisa ser levada para além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura e a influenciar a vida das pessoas", argumentou.
Diversificado, o grupo que assistiu à palestra de Renato reuniu alunos de cursos técnicos, microempreendedores e pessoas ligadas ao universo acadêmico. Para a vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, o diálogo e a participação desses representantes de diferentes setores são essenciais para "desenvolver um turismo com a vocação do município, respeitando suas raízes".
"A cada tema, atraímos pessoas de diversos segmentos da sociedade. Não tenho dúvida de que, para o setor de turismo, a contribuição é imensa. Temos várias forças no município, existe a vontade e, se tivermos o diálogo e esse espaço de interlocução, podemos conseguir excelentes resultados", destacou.