PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE AGOSTO DE 2007

Novos conselheiros tomam posse do Centro de Documentação


O prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB), juntamente com o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) e a secretária Municipal de Ação Cultural, Rosânge (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB), juntamente com o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) e a secretária Municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese, em reunião solene na noite de ontem, dia 07 de agosto, às 19h00 deu posse aos novos conselheiros do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, com mandato para os próximos dois anos.

Mais de 100 pessoas, entre lideranças da comunidade negra, religiosos, sindicalistas, educadores, vereadores, secretários municipais prestigiaram o evento transcorrido na sede da entidade, na Rua Luiz de Queiroz, 1020.

O vereador Fausto (PSB) e Gustavo Herrmann (PSB) foram representados por assessores (Toninho e Fabinho).

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Mário Miotto também compareceu ao evento. Além do presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva; presidente do Sindicato dos Municipais, Valdir Srigneiro; presidente do Siemaco, Eduardo Gomes; presidente do projeto Capoeira na Periferia, José Nascimento; presidente da Sociedade Beneficente Treze de Maio, José LuIz Teodoro.


Integram a nova diretoria do Centro Jurandir Silvestre, Wilson Lima Santos, Rodemilson Laércio Theodoro, César Augusto Luiz Camargo, Eva Iltez Aparecida Luiz Camargo, José Silvestre da Silva, José Severo dos Santos, Marcos Roberto da Cruz e Elide Fernanda de Almeida Leite.

O Centro de Documentação surgiu em 1991 e vem conquistando seu espaço como órgão articulador e dinamizador das ações da comunidade negra.

A própria criação do Centro foi um marco, já que a iniciativa foi pioneira no Estado e nasceu antes da solicitação Federal instituída em 1995, em criar organismos ligados às prefeituras dos municípios voltados ao trabalho direto com as comunidades negras.

O espaço serviu de modelo para a instalação de outros centros do gênero e conselhos das comunidades negras na região.

DISCURSOS

      A ex-presidente do Centro de Documentação, Eva Iltes destacou os avanços da luta do negro em função do trabalho da entidade.

Já o novo presidente, Jurandir Silvestre ressaltou projetos desenvolvimentistas que poderão serem relizados no local.

A secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese enfatizou as parcerias como forma de dinamizar os diversos aspectos da comunidade negra. Também lembrou que todos os projetos afetos à comunidade negra primeiramente devem passar pela análise do Conselho.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos parabenizou a luta de Eva Iltez frente à entidade e, discorreu sobre o processo histórico que culminou na criação de um organismo municipal que se coloca na defesa dos interesses do cidadão, especialmente da comunidade negra.

João Manoel lamentou a ausência do Poder Judiciário na questão do negro. O parlamentar também discorreu sobre o legado da contribuição do negro no Brasil.

Finalizou suas considerações lembrando que a Câmara sempre esteve na frente dos assuntos afetos à comunidade negra, traduzindo em ações por mais igualdade e humanidade.

O prefeito Barjas Negri, no ato de posse fez a leitua do Decreto Municipal 11.183 contemplando os novos conselheiros e suplentes. Em seu discurso de agradecimento à comunidade negra destacou o compromisso com a história dos movimentos sociais em Piracicaba, especialmente da comunidade negra por intermédio de compromissos assumidos em Brasília quando ocupou cargos públicos de expressão federal.

Barjas Negri também destacou sua atuação frente ao Legislativo piracicabano, quando aos 38 anos tornou-se vereador, com participação especial na criação da Lei Orgânica do Município.

Finalizou suas observações destacando a disposição do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos como um dos principais incentivadores de sua campanha à Prefeitura quando ainda despontava com três a quatro por cento na preferência do eleitorado.

Fotos e textos: Martim Vieira MTb 21.939



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas