PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JULHO DE 2017

Nancy Thame recebe a visita do arquiteto e urbanista Alex Marques Rosa


O profissional defende a prevenção do crime através da técnica do Desenho Ambiental, na requalificação dos espaços públicos, com a participação efetiva da população.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame recebe a visita do arquiteto e urbanista Alex Marques Rosa



A vereadora Nancy Thame (PSDB) recebeu em seu gabinete esta semana a visita do arquiteto e urbanista Alex Marques Rosa, representante da ABM (Associação Brasileira de Municípios), no Conselho Nacional das Cidades e que atualmente preside a organização CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), ou seja, Prevenção do Crime através do Desenho Ambiental - no Brasil. O objetivo desta visita foi mostrar um pouco da importância da aplicação desta técnica, trazendo discussões apresentadas recentemente na Conferência Internacional "Prevenção e Espaços Públicos Seguros" realizada em Honduras, no mês de junho. 

Alex Rosa apontou que em vários países e principalmente em toda América Latina, muitas cidades estão implantando o método, requalificando seus espaços públicos e colhendo bons resultados na redução da violência, com a participação ativa dos governos e forte engajamento da população local.

Basicamente a metodologia consiste no estudo e redesenho do espaço público, com intervenções que visam melhorar a sensação de segurança e reduzir drasticamente as oportunidades de ocorrência de crimes em determinados lugares. Assim, em cada projeto são trabalhados os princípios de vigilância natural, controle de acessos, reforço territorial, manutenção e participação comunitária, que é uma peça fundamental neste processo.

Trata-se, portanto, de uma metodologia de prevenção da criminalidade, que ajuda a tornar nossas cidades mais seguras de modo mais inteligente, e também promover uma gestão pública mais eficiente.

Nancy Thame considerou que a experiência é muito interessante e alinhada com os temas da atualidade. Salientou também a importância de trocar experiências, conhecer o que alguns lugares vêm desenvolvendo nesta área e quem sabe ajudar a disseminar o método no Brasil.

"Cada vez mais, acredito que existem muitas ferramentas disponíveis para transformarmos nossas cidades em lugares mais humanos e democráticos", considerou a parlamentar.

Para ampliar o alcance desta discussão, a vereadora Nancy Thame estendeu o convite para que o arquiteto e urbanista Alex Rosa faça uma apresentação do tema junto à Escola do Legislativo, que poderá ocorrer no início do segundo semestre de 2017.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas