PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE NOVEMBRO DE 2014

Mostra Almeida Jr. fica exposta em escola no Chapadão


Iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), exposição itinerante fica toda semana na Escola Municipal “Elias Boaventura”



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A mostra itinerante "Conhecendo Almeida Júnior” fica esta semana na Escola Municipal “Elias Boaventura”, no bairro Chapadão. A exposição conta com 20 obras, a maior parte delas retratando paisagens do campo e algumas voltadas à área urbana. A instalação na unidade de ensino é uma iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB) em levar o acervo do artista a diferentes regiões da cidade a partir de parceria com as escolas. 

De acordo com o parlamentar, a ideia é dar oportunidade às crianças de conhecer Almeida Júnior e proporcionar a arte aos estudantes. "Esta é uma iniciativa de muita importância para enriquecer a cultura dos alunos", disse.

Desde junho, quando foi lançado o projeto, a Diretoria Regional de Ensino, Coopep, Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual Alcides Guidetti Zagatto – Jardim Esplanada, Escola Estadual Pedro Antonio de Melo – Tupi, Escola Estadual Mirandolina de Almeida Campos – Petrópolis, Escola Estadual Attilio Vidal Lafratta – Costa Rica, Escola Estadual Catharina Casale Padovani – Santa Teresinha, Escola Municipal Diva Araújo de Lemos – Vila Rezende, Escola Estadual José Romão – Vila Rezende e Escola Municipal Maximiliano Fermino Gil – Anhumas, Escola Municipal Padre Pedro Baron – Vila Resende, Escola Municipal Elias Boaventura – São Pedro, receberam a mostra. 

ALMEIDA JÚNIOR – Historiador da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Fábio Bragança define Almeida Júnior como o maior artista paulista de todos os tempos. "Grande parte das obras enfoca o jeito caipira de ser", explicou. Foi um pintor e desenhista do Século 19. Nasceu em 8 de maio de 1850 e foi assassinado, precocemente, aos 49 anos, na área central de Piracicaba, em 13 de novembro de 1899, após manter por vários anos romance secreto com a esposa do primo. Das obras realizadas destacam-se: caipira picando fumo, a partida da monção, caipiras negociando, o descanso do modelo, o homem caipira, entre outras.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas