PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE SETEMBRO DE 2006

Moradores se mobilizam para renegociar dívidas com a Emdhap


Representantes de moradores dos bairros Kobayat Líbano, Parque dos Sabiás e Liberdade se reuniram em audiência pública no plenário da Câmara, nesta terça-feira (26/ (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Representantes de moradores dos bairros Kobayat Líbano, Parque dos Sabiás e Liberdade se reuniram em audiência pública no plenário da Câmara, nesta terça-feira (26/09/06), às 19h30 para discutir questões relacionadas às dívidas referentes a seus imóveis.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Câmara, Gustavo Ranzani Herrmann (PSB), que por força do Requerimento 433/06 assegurou a presença dos secretários municipais: Maria Angélica Guercio (Desenvolvimento Social), Paulo Prates (Obras) e de Sérgio Bissoli, procurador geral do município, que também representou o prefeito Barjas Negri (PSDB).

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) também participou da reunião, que ainda contou com líderes comunitários como: Rogério Nocera (União dos Movimentos de Moradia), Marcelo (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) e, demais moradores que se espalharam pela galeria do plenário Francisco Antonio Coelho.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, Canal 08 da Net e, pela rede mundial de computadores, a internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), foi representada por Luiz Antonio (diretor de Finanças) e Silvani Lopes (setor Jurídico).

Após ampla discussão sobre políticas habitacionais equivocadas de administrações anteriores que têm reflexo direto em bairros periféricos nos dias atuais, os mais de 40 participantes da reunião ratificaram a criação de uma comissão específica para reavaliar as pendências dos moradores destas localidades.

Também ficou estabelecido a realização de uma força tarefa onde a Emdhap poderá se deslocar com equipes técnicas nos finais de semana, sábado e domingo para atender a população nos bairros. Além de disponibilizar pessoal suficente para garantir o atendimento na própria sede da autarquia, no antigo Matadouro Municipal, no bairro Algogoal.

Por sugestão do vereador Antonio Oswaldo Storel foi discutido na reunião a criação de um fundo específico para garantir o mutuário em época de crise. O sistema será avaliado junto ao Jurídico da Prefeitura e, com lideranças comunitárias.

Na audiência pública, diversos moradores fizeram os mais diferentes relatos mostrando o drama familiar que foi a remoção de núcleos em área de risco para conjuntos habitacionais como o Parque dos Eucalíptos, Sabiás e Liberdade e, outras localidades, sendo que hoje a renda familiar destas pessoas não comporta mensalidades que podem chegar a R$ 190,00 para quem ganha menos de um salário mínimo por mês, R$ 350,00.

Também mereceu críticas o tamanho das casas, com 22 metros quadrados, além da qualidade do material empregado nas construções que não condiz com os valores cobrados.

O vereador Gustavo Ranzani Herrmann finalizou a reunião destacando a importância da Câmara em tentar encaminhar os problemas da população junto ao Executivo.

Martim Vieira MTb 21.939
Fotos: Fabrice Desmonts MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Gustavo Herrmann

Notícias relacionadas