PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE JULHO DE 2006

Moradores finalizam Audiência Pública sobre saúde, no Boa Esperança


Há duas semanas, mais precisamente no dia 11 de julho, devido à queda de energia elétrica observada por volta das 20h30, na região de Santa Terezinha os moradores (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Há duas semanas, mais precisamente no dia 11 de julho, devido à queda de energia elétrica observada por volta das 20h30, na região de Santa Terezinha os moradores do Boa Esperança foram impedidos de dar continuidade na Primeira Audiência Pública conforme requerimento aprovado na Câmara, de autoria do vereador Fausto Rocha (PT), que discutia a situação da saúde pública dos bairros Javari I, II e III, Monte Rey II, Boa Esperança e Vila Sônia.

Porém, na noite desta quinta-feira, dia 28 de julho, às 19h30, mais de 50 moradores retornaram às dependências do Centro Comunitário para finalizar a Audiência Pública, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, do vereador Fausto Rocha; do presidente da Associação de Moradores do Boa Esperança, o Madalena; do representante do Conselho Municipal de Saúde, Celinho, além de assessores dos vereadores José Aparecido Longatto (PSDB) e de Antonio Oswaldo Storel (sem partido).

Também integraram a lista lideranças comunitárias da região, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Por mais de uma hora, o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas respondeu aos mais diversos questionamentos da população sobre a questão da saúde local. Também destacou a disposição da Prefeitura construir mais postos de saúde e instalar unidades do Programa de Saúde da Familia, PSFs, já no próximo ano, em 2007.

Cárdenas discorreu sobre o problema da saúde pública em Piracicaba e, apresentou em números os investimentos no setor. Só no primeiro semestre deste ano, com relação ao ano passado foram mais de 10 mil consultas.

O vereador Fausto Rocha finalizou suas considerações ao destacar que esteve no bairro a convite da população e, informou que a realização da audiência pública fora da Câmara representou um ato pioneiro, em que a participação do povo se deu no próprio bairro. Também falou da importância da população participar das reuniões locais que discutem os problemas relacionados à saúde.

Fausto Rocha defendeu a realização de um novo cadastramento para que o programa do PSF funcione de fato. Também discorreu sobre projeto de lei de sua autoria que resulta na obrigatoriedade dos laboratórios se comprometerem no aviso de protocolos sobre a realização de exames. Assim, não ocorrerá o problema de extravios.

Audiência do apagão

A audiência pública do dia 11 de julho teve início às 19h45, nas dependências da Associação de Moradores do Jardim Boa Esperança. O público foi superior a 80 pessoas. Além de vereadores, autoridades, líderes comunitários e demais pessoas da comunidade dos seis bairros da região.

A equipe de Cerimonial da Câmara juntamente com o Departamento de Comunicação, assessores e demais servidores e, estagiários do Legislativo deram o respaldo para o início da reunião.

Devido ao problema da queda de energia elétrica, que só seria normalizada após as 22h00, o vereador Fausto Rocha, de comum acordo com a comunidade e autoridades que compuseram a Mesa Diretiva dos trabalhos achou por bem anunciar nova data para a continuidade da audiência pública.

O vereador Fausto Rocha destacou a importância da população do Boa Esperança se unir para discutir as principais pendências da região, especialmente nos problemas que afetam a saúde pública.

O presidente da Associação de Moradores do Boa Esperança, Luiz Antonio Leite, o Madalena registrou no início da reunião que o problema número um da região está ligado à saúde pública. Destacou que há dois anos a população luta pou um posto de saúde local, o que evitaria deslocamento à outros locais para garantir saúde pública.

O presidente do Conselho Local de Saúde, Antonio Lana parabenizou a iniciativa do vereador Fausto em realizar a Audência Pública no bairro.

Também destacou a disposição de Barjas Negri (PSDB) na realização do Prefeitura Presente, evento realizado nas dependências do Caic do Parque Orlanda, onde a população foi ouvida.

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) também parabenizou o vereador Fausto pela iniciativa da reunião como forma de ouvir o clamor popular, onde se prevalece o diálogo, disse.

Já o vice-presidente da Câmara, o vereador Ary Pedroso Júnior (PDT) falou da importância da presença de políticos e de lideranças comunitárias na reunião e, classificou o evento como uma luz que se abre para minimizar o problema da saúde pública em Piracicaba.

Ary Pedroso falou dos mais de sete anos de atuação como médico da rede pública. Além de defender novos critérios na saúde, especialmente no atendimento ao cidadão e, na dinamização das internações.

Líderes comunitários e moradores, entre eles: Bigode, Gercino Pedro, Roque Aparecido da Silva, Alexandre, Mário Paixão e, Neide Caetano da Silva registraram a satisfação e descontentamento da população com obras que beneficiam o povo e de outras intervenções da Prefeitura
que ainda penalizam o cidadão, como o extravio de exames; a demora na aquisição de medicamentos; a falta de política sobre a população migrante. Além de outras carências sociais.

REQUERIMENTO Nº 348/06

No teor do Requerimento ao Executivo o vereador Fausto Rocha considera que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, que deverá garantí-la mediante a realização de políticas sociais e econômicas, que propiciem um acesso universal e igualitário.

Dentro deste conceito constitucional de acesso à saúde cabe a cada um dos entes da federação promover a conjunção de ações e serviços para proteção, recuperação e principalmente a prestação de um serviço de qualidade.

Reconhece que o município vem demostrando dificuldade na prestação de serviço de saúde de qualidade, fundamentalmente às populações mais carentes e que mais necessitam do serviço público.

Neste sentido, em 10 de maio p.p. diz: fomos procurados pela comunidade do bairro Javari e adjacências que apresentaram uma série de reclamações no que tange a saúde local, tais como: perdas de exames laboratoriais por órgãos de saúde, falta de realização de exames de eletroneuromiografia, atendimento deficitário e com condições precárias de higiene, entre outras reclamações.

Considera, por derradeiro, que é responsabilidade do Vereador, entre outras, fiscalizar, acompanhar os atos do Executivo e propor melhorias das condições dos serviços públicos prestados à municipalidade, bem como sugerir revisão no planejamento e projetos e ações a eles ligados.

Assim, na forma regimental e após ouvido o plenário, Fausto Rocha requereu que fosse convocado o Secretário Municipal de Saúde e convidado o Prefeito Municipal, Direção Regional de Saúde - DIR- XV, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Saúde e toda comunidade, para participar da Audiência Pública sobre problemas relacionados à saúde do bairro Javari, I, II e III, Monte Rey II, Boa Esperança e Vila Sônia a ser realizada na Associação de Moradores do Jd. Boa Esperança, na Rua Onze, s/n, Boa Esperança, no dia 11 de julho de 2006, às 19:00 horas.

O secretário municipal de Saúde, Fernandes Cárdenas, em função da suspensão da reunião devido à falta de energia elétrica não deu encaminhamento às reclamações dos moradores. Porém, reiterou a disposição de se reunir com a comunidade em data oportuna.

Também compuseram a Mesa Diretiva da Audiência Pública, o representante do Conselho Municipal de Saúde - presidido por Tadeu da Silva, Antonio Celis Monteiro (Celinho). Além do representante do Conselho local de Saúde, Antonio Lana.

Os vereadores: Márcia Pacheco (PSDB) e José Luiz Ribeiro (sem partido), além da coordendadora regional do Dir-XV, Dr. Marizete justificaram ausência na Audiência Pública. O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) esteve representado por assessor (Toninho).

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.949


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Fausto Rocha

Notícias relacionadas