PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE FEVEREIRO DE 2014

Moradores aguardam providências para sair de área de risco no Sabiás


Moradores aguardam providências da Prefeitura para solucionar problemas ou serem retirados área de risco no Sabiás.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás

Área de risco Jardim Sabiás
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução

Área de risco Jardim Sabiás



Em visita à favela do Parque dos Sabiás os vereadores Dirceu Alves da Silva e Paulo Campos, ambos do PROS, acompanhados de engenheiros da empresa Águas do Mirante puderam constatar a situação precária das quase  100 famílias que residem na Área de Proteção Permanente (APP).

O esgoto no local corre a céu aberto, causando mau cheiro, principalmente nos dias mais quentes. Outro problema enfrentado pelos moradores é a proliferação de animais peçonhentos como aranhas, cobras e escorpiões. Além do risco de doenças.

Durante a vista os engenheiros da empresa Águas do Mirante verificaram o problema e disseram que irão amenizar o problema dos moradores. Segundo eles o primeiro passo será o levantamento topográfico do local e sem seguida será feito o cruzamento do córrego e o esgoto levado para rede existente do lado oposto da APP.

Os moradores comentaram que quando chove a água que desce pela rua Arapaçu invade os barracos causando transtornos e prejuízos. Eles também comentaram que as árvores são muito velhas e acabam caindo sobre as residências, estragando moveis e machucando os moradores.

Para o vereador Dirceu Alves, o melhor seria retirar as famílias do local, realizar as obras necessárias e não permitir que a área seja invadida novamente, porém para isso seria necessário o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), responsável pela liberação das  casas populares às famílias de baixa renda.

“A maioria dos ocupantes da área está  cadastrada na Emdhap, mas até agora, pelo menos aqui, ninguém conseguiu uma casa. A gente sabe de pessoas que tinham barracos, ganharam casas, venderam, voltaram para a favela, e conseguiram de novo, mas a gente nunca conseguiu”, comentaram os moradores.

Durante a visita o vereador Paulo Campos disse que a situação é deprimente, que seu sentimento diante da situação é de impotência e que sua grande preocupação é com as crianças que andam descalças e brincam próximo ao esgoto. “Todas as vezes que venho aqui saio com coração triste ao ver a situação dessas famílias, porém hoje saio com a esperança de que o problema poderá ser pelo menos amenizado”, comentou.

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Infraestrutura Urbana Dirceu Alves Paulo Campos

Notícias relacionadas