PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2017

Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negra


O ensino da cultura afrobrasileira passou a fazer parte do currículo escolar no Brasil



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (15 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (16 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (17 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (18 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (19 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (20 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (21 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (22 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (23 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (24 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (25 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (26 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (27 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (28 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (29 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (30 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (31 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (32 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (33 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (34 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (35 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (36 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (37 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (38 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (39 de 39) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador José Marcos Abdala (PRB), por meio do decreto legislativo 07/1999 de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos realizou na manhã de segunda-feira (20), às 9h30, no Armazém 14 do Engenho Central, reunião solene em comemoração à Semana da Consciência Negra para homenagear o tecnólogo José Roberto Ferraz, o empresário Flávio José Puente Castilho, a guarda civil municipal Franciane Cristina Aguiar, o radialista e fotógrafo Marcos Augusto Ferreira, a maquiadora Maria Helena Farias, a professora Ana Claudia Américo dos Santos, o capoeirista Paulo Cesar Ferraz, a gerente comercial Elisabete de Lima e a cabeleireira e capoeirista Isabel Farias.

O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri (PSDB), da primeira dama Sandra Bonsi Negri, da secretária da Ação Cultural e Turismo Rosangela Camolese, do ex-vereador e presidente da Emdhap (Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) João Manoel dos Santos, do presidente do Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba) Adney Araujo de Abreu, da presidente do AfroPira Elaine Teotônio, da presidente de honra da Sociedade Beneficente ‘13 de Maio’ Conceição Sandoval, do padre Ademilson Lopes da Silva e de José Mariano, provedor da Irmandade de São Benedito, além dos representantes da AFROBECA e dos parlamentares Pedro Kawai (PSDB), José Aparecido Longatto (PSDB) e Paulo Campos (PSD).

O vereador e autor da solenidade Jose Marcos Abdala abriu a reunião ressaltando as dificuldades que os negros passam há séculos e recordou que a escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. “A criação de um dia comemorativo é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu ao desenvolvimento da cultura brasileira”, ressaltou.

O legislador parabenizou a sensibilidade do ex-vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos, por instituir em 1999 a solenidade do dia 20 de novembro em homenagem à Semana da Consciência Negra e novamente enfatizou a relevância da solenidade “com destaque à representatividade de luta do ex-vereador”.

História

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519/2011, tornando-se feriado em várias cidades do país. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e procura remeter à resistência do negro contra a escravidão, de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

A abolição do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz. Após a abolição formal da escravidão, no dia 13 de maio de 1888, a busca de "liberdade" dos negros jamais cessou. O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, marginalizado no mercado de trabalho. Essa exclusão foi aos poucos se diluindo.

O negro optou por uma celebração simbólica dessa luta constante para sua libertação.

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu à formação da cultura brasileira. No dia 9 de janeiro de 2003, a lei federal 10.639 instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra, no calendário escolar.

Homenageados

JOSÉ ROBERTO FERRAZ - Natural de Piracicaba, José Roberto Ferraz tem 49 anos e é casado com Lucia Helena de Souza Ferraz a 22 anos. Formou-se tecnólogo e trabalhou em multinacional por 29 anos. Atualmente trabalha com eventos. Foi um dos fundadores da Associação Corrente Solidaria e do Projeto Samba e Prosa, onde exerce o cargo de presidente há 11 anos.

FLAVIO JOSÉ PUENTE CASTILHO - natural de Mogi-Guaçu, nasceu em família humilde de três filhos. Em 2002 veio morar em Piracicaba com seu pai, onde ele veio trabalhar como representante comercial. Casou-se Fernanda Storel, há 13 anos, tem uma filha. Atualmente trabalha com a esposa no Restaurante Antares, de propriedade da família da esposa.

FRANCIANE CRISTINA AGUIAR – É Guarda Civil Municipal há 9 anos. GCF Franciane vem se destacando na função de Operadora/ INFOSEG – (Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), junto a Central de Operações – COP. Sempre exigente, aprimora suas técnicas de trabalho, frequenta com aproveitamento, vários cursos de aperfeiçoamento, impecável em sua ficha disciplinar onde consta somente elogios, não fugindo um só milímetro da disciplina que norteia a Corporação.

MARCOS AUGUSTO FERREIRA - Nascido na cidade de Piracicaba no dia 31 de dezembro de 1970, Marcos Augusto Ferreira tem 46 anos, é casado com Elisangela A. Schmidt Ferreira. É sócio proprietário da Click Eventos Fotografias Digital, formado em telecomunicação e administrador de rede e manutenção de computadores pelo SENAC Piracicaba, informática pelo SENAI, processamento de dados pela Data Pro Piracicaba, inglês pela Escola de Idioma ABC, Leitura e interpretação Mecânica pelo SENAI Piracicaba, eletrônica pela Escola Rogerio Romero e Fotografia pela Escola Jefferson Palladino. É funcionário público municipal e trabalha na Rádio “Educativa FM” no programa é o Resgate 105.

MARIA HELENA FARIAS - Nascida em 1997, Maria Helena Farias, aos 2 anos de idade, iniciou a sua jornada na capoeira pela influência da família Farias. Em 2012 se formou na capoeira Contemporânea com instrutora na corda (verde, amarelo e azul) no grupo GEACAP (Grupo Estilo Acrobático Capoeira Piracicaba), dirigida pelos Mestres Vaguinho e Marquinho, discípulos de Mestre Valter. Também começou a trabalhar com a sua irmã Isabel no espaço Bell Farias Hair, onde atualmente realiza seu trabalho como maquiadora profissional. Em 2014 teve a honra de ser eleita com Rainha Simpatia na 31º Festa das Nações de Piracicaba, representando a barraca África dirigida pela entidade AUMA. Em 2015 iniciou seus estudos no curso de Fisioterapia na Faculdade Anhanguera de Piracicaba, onde Maria Helena se dedica para se tornar uma fisioterapeuta. Em 2016 começou seu trabalho como Orientadora Socioeducativa na CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), onde atualmente realiza aulas de capoeira para crianças e adolescentes entre 06 a 14 anos.

ANA CLAUDIA AMÉRICO DOS SANTOS - Ana Cláudia Américo dos Santos tem 40 anos, casada com Marcos Oziel dos Santos e mãe de Hanna Barbara dos Santos. Em 1996 concluiu o Curso de Magistério, no mesmo ano ingressou através de concurso público na rede Municipal de Piracicaba como monitora. Em 2004 novamente através de concurso público assumiu a função de professora de educação infantil. Durante sua caminhada profissional formou-se em Letras, Tradução em Língua Inglesa e Pedagogia, também pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial. Ao longo dos anos desenvolveu vários projetos, dentre eles o Projeto Abayomi que promove o ensino da Cultura Afro-Brasileira de forma lúdica, em cumprimento a Lei 10.639.

PAULO CESAR FERRAZ - Paulo Cesar Ferraz, conhecido na comunidade Piracicabana como Meia Noite, tem 46 anos e trabalha com a cultura negra desde os meus 16 anos. Comecei nas escolas de samba e em 1990, iniciou os treinos de capoeira com Mestre Geninho. No mesmo ano mudou de endereço e passou a treinar com Mestre Zequinha. Trabalhou em vários bairros da periferia de cidade levando e divulgando a capoeira angola e parcerias com as Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social. Em 2016, depois de muitas caminhadas, criou o Centro de Cultura Afro Brasileira Ecra Zona Oeste no Jardim São Paulo, onde ministra aulas de capoeira angola e as oficinas de Samba Rock. Realiza o projeto sócio educativo Argoleiros do Amanhã, o qual também tem um núcleo no bairro Gilda.

ELIZABETE DE LIMA - Solteira, é mãe de dois filhos, é nascida em Piracicaba. Trabalha na área comercial desde 1991. Formada em letras, atualmente estuda no curso de Técnico em Óptica para buscar sempre melhoria profissional. Há 3 anos trabalha na área de ótica, atualmente ocupa o cargo de Gerente Comercial

ISABEL FARIAS -  Filha de Mestre e irmã de Mestres de capoeira, Isabel Farias teve seu primeiro contato com a capoeira através de treinos que seu pai Mestre Valter passava aos filhos no quintal de sua casa e também em apresentações e rodas em academias em que seu pai a levava para assistir na cidade de Piracicaba. Em 1996, foi em um batizado de capoeira no ginásio de esportes da Esalq e ficou encantada com o grande evento em que seu pai Mestre Valter coordenou junto ao Professor Dodô. Isabel tem grandes referências dentro de sua família que contribuíram e foram essenciais para sua formação como Contra Mestre, seu irmão Vaguinho, coordenador da Escola EPCA e seu Irmão Mestre Marquinho, coordenador do grupo GEACAP. Neste mesmo ano, Isabel aprendeu a fazer tranças com sua mãe Maria Cristina. Sua mãe, percebendo sua facilidade e aptidão, incentivou a filha a trabalhar como trancista/trançadeira e com o tempo, virou vocação, permitiu que ela descobrisse uma profissão que ela leva com amor: a profissão de cabeleireira. Isabel é a única mulher com o título de Contra Mestre de Capoeira na cidade de Piracicaba. Hoje em dia, Isabel é microempreendedora, trabalha em seu próprio salão de beleza, é diretora da Associação Afro pira e coordenadora do espaço da Beleza do Festival Afropira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Homenagem Marcos Abdala

Notícias relacionadas