PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE DEZEMBRO DE 2017

Marcos Abdala faz balanço positivo do seu primeiro ano de mandato


Vereador relembrou ações de 2017



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Depois de concluir o primeiro ano de mandato, o vereador Marcos Abdala (PRB) fez um balanço positivo de sua atuação. Para o legislador, Piracicaba, como qualquer grande cidade, tem dificuldades, principalmente financeiras e precisa de avanços em diversas áreas.

“Vemos que a atual administração tem se esforçado e lutado para atender os pedidos da população. Infelizmente, a crise financeira do país tem atrapalhado muitos dos planos propostos e, como legisladores, temos buscado alternativas para colaborar com o desenvolvimento da cidade”, comentou o parlamentar.

Com uma atuação junto à população, Abdala apresentou indicações e projetos em benefício dos piracicabanos. Um dos marcos de seu primeiro ano foi a atuação junto aos empreendimentos habitacionais. Com a paralisação das obras do Residencial Vida Nova, Abdala encaminhou questionamentos à Presidência da República e ao Ministério das Cidades, que foram acatados como denúncia pela CGU (Controladoria Geral da União). O resultado desta ação foi a retomada das obras.

Abdala também foi autor do projeto de lei que “proíbe utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido”. Após audiência pública, o vereador decidiu retirar o Projeto de Lei Complementar 1/2017 para adequações e em busca de um consenso para atender os animais, as pessoas, comerciantes e os eventos históricos da cidade.

Para o próximo ano, Abdala pretender fazer novas reuniões para a elaboração de um novo projeto, com opiniões dos protetores de animais, entidades sociais, comerciantes, entre outros. Ele pretende solicitar pareceres técnicos do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Codepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural), Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). “Ficamos satisfeitos com os resultados das discussões e observamos que não só a cidade de Piracicaba, mas muitas outras do país têm buscado mudança nesse sentido. Retiramos o projeto temporariamente, mas não desistiremos dessa luta”, frisou.

O parlamentar também expôs ao Chefe do Executivo a necessidade da criação do Conselho Municipal de Proteção de Defesa dos Animais. "A criação visa fiscalizar as principais ações de proteção e amparo à vida dos animais no nosso município através de ações descentralizadas e articuladas com outros setores", ressalta.

O vereador ainda apresentou outros projetos de incentivo à cultura e esporte, tais como a medalha de mérito cultural "Mestre Cosmo", a ser outorgada aos educadores capoeiristas e a de mérito musical "José Rico Alves dos Santos", a músicos e compositores da música raiz e caipira. Além disso, Abdala visita bairros toda a semana para ouvir reivindicações de moradores. “Como cidadão eleito pelo voto direto da população, a forma mais fiel de representatividade é ser o porta-voz do cidadão. Meu gabinete está sempre aberto para comunidade”, acrescenta.

Junto à Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba, Abdala acompanhou o processo de conclusão e entrega do Parque Residencial dos Ipês, no bairro Vila Sônia. Ao todo são 720 apartamentos, todos com vagas na garagem, entregues no primeiro semestre desse ano. O parlamentar lembra que o empreendimento foi realizado com recursos do município, do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, e do Governo do Estado, via programa Casa Paulista. A seleção dos contemplados foi realizada pela Caixa Econômica Federal.

Outra ação do vereador foi a busca de emendas parlamentares para auxiliar no custeio da saúde. Abdala esteve no escritório regional do deputado federal Roberto Alves (PRB), que anunciou a liberação da emenda parlamentar no valor de R$ 616 mil, destinado à Santa Casa de Misericórdia. “Uma conquista da bancada do PRB Piracicaba para nossa cidade”, explicou.

Abdala também acompanhou o início das obras de urbanização da comunidade Portelinha, Três Porquinhos (Novo Horizonte), Caiubi (Kobayat Líbano) e Sabiás. Todas serão contempladas com serviços de rede de água e esgoto, drenagem e iluminação, com prazo de seis anos para conclusão dos serviços. Abdala também acompanhou a força-tarefa nas comunidades Portelinha, Pantanal, Caiubi e Frederico, com aplicação de lajão britado em ruas e vielas, e outras ações pontuais, como limpeza e recolhimento de entulho.

Outra importante participação do parlamentar foi na capital paulista, onde acompanhou a solenidade para assinatura do convênio para gestão do Hospital Regional. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do secretário estadual de Saúde, David Uip; do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; e o prefeito Barjas Negri.

Para Abdala, o momento foi importante para a cidade e região. “A assinatura do convênio com a Unicamp vai atingir em cheio toda região de Piracicaba e, principalmente, a família piracicabana. Queremos que se inaugure logo este hospital. A luta da Câmara, desde o momento que assumimos, era um único foco: o de tirar os problemas que estavam travando a instalação do Hospital Regional e, por isso, esse passa a ser um momento de vitória”, destacou.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas