PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE MARÇO DE 2007

Luta ambiental de Capitão Gomes repercute na TV Assembléia


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) esteve na tarde de ontem (27) em São Paulo, na Assembléia Legislativa, às 16h00 para gravação de programa exi (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), foto ao lado, esteve na tarde de ontem (27) em São Paulo, na Assembléia Legislativa, às 16h00 para gravação de programa exibido às 21h00 e, retransmitido na manhã de hoje (28), das 9h00 às 10h00 pela TV Assembléia, Canal 08 da Net.

Na oportunidade, o presidente da Orplana (foto abaixo, ao lado de Capitão Gomes), Ismael Perina Júnior, o deputado estadual Rafael Silva (PDT), a pesquisadora da Fundacentro, Maria Cristina Gonzaga, juntamente com o parlamentar piracicabano, sob o comando da jornalista Ana Kalyne discorreram sobre a temática da proibição das queimadas em canaviais.

O deputado Rafael Silva considerou que a queima é proibida por lei federal, sendo  que a lei estadual restringe a área queimada. O apelo é que a população assuma sua parte na eleição de políticos comprometidos com as causas ambientais.Também considerou que países como a Austrália condenam a prática da queima da palha da cana. 

A pesquisadora Maria Cristina falou dos sérios problemas que envolvem os cortadores de cana, tanto na área trabalhista quanto de equipamentos de proteção, onde se verifica que os óculos tiram a visão do cortador, as luvas são inadequadas, além de outras carências.

O presidente da Orplana, Ismael Perina Jr. reconheceu que o ciclo da queima da palha da cana terá um fim em função da preservação do meio ambiente. A expectativa é que será uma questão de tempo o fim da prática da queima.

Ismael reconhece que empresas que operam com 100% de mecanização perderam produtividade. Porém, reconhece que a nova ordem mundial sinaliza para o respeito total ao meio ambiente.

Já o vereador Capitão Gomes, nas várias oportunidades durante os 60 minutos do programa considerou as teses de especialistas e estudiosos para demonstrar os malefícios à saúde da população a continuidade da prática da queima da cana-de-açúcar, "o que representa uma burrice", similar a jogar dinheiro fora, além de considerar o verdadeiro trabalho escravo que envolve estas pessoas, disse.

O vereador Capitão Gomes também destacou a disposição do governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), que em recente visita a Piracicaba declarou-se contra as queimadas, prometendo a elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC entre o Ministério Público, além de conversar com usineiros e sindicato dos trabalhadores para  medidas que possam resguardar o meio ambiente.

Capitão Gomes lembrou que o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano se colocou publicamente contra as queimadas. Gomes também considerou a formação de viveiros, troca de culturas, o aproveitamento de estudos da Esalq e outras ações que o Estado poderá recorrer na defesa ambiental.

MARTIM VIEIRA MTB 21.939

FOTO: DAVI NEGRI MTB 20.499

 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas