PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JANEIRO DE 2017

Kawai se reúne com sargento e cabo da Reserva do Exército Brasileiro


Militares conversaram com o vereador para buscar alternativas de implantar na cidade o Esporte Orientação, que envolve uma corrida em espaço natural



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (20) com o sargento da Reserva do Exército Brasileiro, Ozório José Elias Arruda, e o cabo da Reserva, Antônio Carlos Longo, a fim de buscar alternativas para desenvolver e divulgar o Esporte Orientação em Piracicaba.

O esporte nasceu por volta de 1850 no Norte da Europa e foi trazido ao Brasil na década de 1970, pelos militares. A Corrida de Orientação consiste em desafiar o praticante a percorrer uma área desconhecida, utilizando apenas um mapa de orientação e uma bússola, no menor tempo possível. A modalidade tem o privilégio de utilizar a natureza como campo de jogo e, no Mapa de Orientação, além do percurso que o atleta tem que percorrer, são especificados todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem.

A característica principal desse esporte é a escolha certa da rota e a corrida contra o tempo, tendo em vista o fato de o terreno ser desconhecido e acabar exigindo ainda mais habilidade de orientação dos participantes, como a leitura do mapa, escolha da rota, utilização da bússola, concentração, decisões rápidas e controle da distância em terreno natural.

“Toda prática esportiva é importante para o desenvolvimento do ser humano e para a saúde. O Esporte Orientação, como é uma modalidade que tem na essência o raciocínio aliado à capacidade de locomoção, ajuda no desenvolvimento das partes física e intelectual das pessoas, trazendo benefícios para todas as idades. Por isso, vamos buscar alternativas para que esse esporte seja desenvolvido e divulgado na nossa cidade”, afirmou o vereador.



Texto:  Maira Bacellar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Esportes e Lazer Pedro Kawai

Notícias relacionadas