PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE AGOSTO DE 2015

Kawai participa de mobilização sobre Dia Nacional de Combate ao Fumo


Evento ocorreu na sexta-feira, no salão nobre da Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Câmara, por meio do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), promoveu na última sexta-feira (28) mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado anualmente em 29 de agosto. O evento, no salão nobre do Legislativo, contou com palestra sobre tabagismo e foi direcionado a agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das unidades do PSF (Programa Saúde da Família), a representantes do Conselho Municipal de Saúde e às comissões locais de saúde.

Coordenadora do Programa Municipal Antitabagismo, a médica Kátia Katachinsky Bianchi abordou temas como prevenção ao tabagismo, promoção da saúde e tratamento do vício. Segundo a médica, a taxa de sucesso do tratamento antitabagismo nas unidades de saúde do município é de 70%, em média. "Mesmo levando em consideração que quem nos procura quer abandonar o vício, é um número bastante elevado, pois a média no Estado, segundo o Cratod [Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas], é de 40%", afirmou.

Durante o evento, os profissionais da Atenção Básica foram orientados a informar os pacientes que procuram as unidades de saúde sobre a existência de tratamento gratuito na rede. "Os agentes de saúde e a enfermagem são aqueles que têm o primeiro contato com os pacientes e podem realizar a orientação para o abandono do vício e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida dos pacientes", explicou Kátia.

Os malefícios e as consequências do uso do tabaco também foram abordados na palestra. Segundo Kátia, além das doenças, há questões envolvendo o lado financeiro e quem convive com os fumantes. "O chamado 'fumante passivo' é tão prejudicado ou até mais do que quem faz o uso do tabaco."

Em todas as regiões do município há unidades de saúde que contam com o Programa Antitabagismo. De acordo com Kátia, o número de unidades será ampliado para melhorar o acesso da população ao tratamento. "Queremos facilitar o acesso àqueles que buscam abandonar o vício do tabaco", destacou.

Para a assessora técnica da Atenção Básica Lucilene do Carmo Martins Pereira, a palestra capacita os agentes de saúde dos PSFs para serem multiplicadores das informações recebidas, auxiliando, assim, os pacientes. "Os profissionais poderão orientar os usuários a procurar as unidades onde há grupos antitabagismo e como é possível abandonar o vício."

Para Kawai, o tabaco é um vício difícil de ser combatido devido às facilidades de acesso ao seu consumo. "Ações como essa são primordiais para o combate ao consumo, mostrando para a população seus malefícios e, acima de tudo, enfatizar os benefícios de não fazer uso do tabaco", afirmou o vereador.

O parlamentar lembrou ainda que os profissionais da saúde estão diariamente em contato com a população e podem fortalecer essas ações apoiadas em capacitações como essa.

Atualmente, o programa é desenvolvido nas unidades do PSF 1º de Maio, Santa Rosa 1 e 2, Boa Esperança 1 e 2, IAA 1, Itapuã 2, Jardim Vitória, Campestre, Jaraguá 1, Jardim Oriente e Astúrias. Estão previstos ainda a capacitação e o credenciamento de equipes de outras dez unidades.

TABAGISMO - O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável no mundo. A entidade estima que um terço da população mundial adulta (cerca de 2 bilhões de pessoas) seja fumante. Pesquisas comprovam que 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. Levantamento realizado em Piracicaba, em 2009, indicou que a prevalência do uso de tabaco em maiores de 15 anos era de 21%.

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a OMS, mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas