PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE MAIO DE 2017

Kawai ministra palestra na Escola Estadual "Dr. Jorge Coury"


Vereador abordou sua história de vida, o período em que trabalhou no Japão e a importância de participar ativamente na sociedade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na última terça-feira (9), o vereador Pedro Kawai (PSDB) ministrou palestra para incentivar alunos do ensino médio sobre faculdades e os desafios da vida. Desde 2013, a Escola Estadual "Dr. Jorge Coury", na Paulista, vem modificando sua metodologia de ensino, operando em tempo integral com aulas eletivas, nas quais são debatidos temas como Protagonismo, Esportes, Enem para Todos, Gestão Democrática, Inglês com música/TV e Cultura.

Para a aula eletiva ministrada por Kawai, foi dada liberdade para o parlamentar contar sua história de vida e o período em que trabalhou no Japão, quando não sabia falar a língua nativa e teve de superar obstáculos para adaptar-se.

Num bate-papo descontraído com os alunos, o vereador lembrou sua atuação ativa no grêmio estudantil na época em que frequentou a escola, abordou a necessidade de se ter um projeto de vida e falou da importância da participação ativa na sociedade e o desenvolvimento da cidadania.

"Mostrei aos alunos que pretendem decidir por alguma profissão que arriscar vale mais a pena, mesmo que depois a pessoa queira mudar por não se encaixar naquilo que escolheu. O importante é tentar, encarar os desafios da vida e nunca parar. E sempre estudar, seja em colégio técnico, faculdade ou até mesmo ir para outros países para aprender uma nova cultura, uma nova língua, entre tantas coisas que podemos acrescentar na vida", afirmou Kawai.

"As aulas eletivas têm a característica de ser um espaço diferente dentro da própria escola, para o aluno aproximar-se de assuntos de que ele gosta mais ou de matérias que estejam associadas ao projeto de vida dele", comentou Ricardo Giamlourenço, professor de Geografia e da disciplina eletiva Enem para Todos.

Além de atrair a atenção dos estudantes, as disciplinas eletivas trazem outros benefícios para o funcionamento da escola. A sensação de pertencimento ao ambiente escolar está entre os pontos positivos destacados pelo aluno Leandro Torres, que cursa a 1ª série do Ensino Médio na "Dr. Jorge Cury". "É um modo de o aluno se encaixar em algo que é proposto pela escola. Além disso, é uma liberdade que nos dão, que é um marco deste modelo de escola", disse o estudante.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas