
10 DE OUTUBRO DE 2023
Dedicação de 23 anos ao Karatê rende credenciamento internacional ao professor Gilson Everaldo Felipe que foi árbitro no Pan American Karatê Federation
Homenagem é de autoria do vereador André Bandeira (PSDB)
O professor Gilson Everaldo Felipe receberá moção de aplausos por ter sido o primeiro piracicabano a conquistar o credenciamento máximo (REFEREE A DE KUMITE) Internacional junto a Pan American Karatê Federation. De autoria do vereador André Bandeira (PSDB), a moção 163/2023 foi aprovada nesta segunda-feira (9), na 57ª Reunião Ordinária de 2023.
O homenageado foi um dos quatro árbitros do estado de São Paulo escolhidos para representar o Brasil no XXXII Campeonato Pan-americano de Karatê Under 21, juvenil, cadetes e menores, realizado entre os dias 20 e 27 de agosto, em Santiago, no Chile.
André Bandeira destacou que o professor Gilson Everaldo Felipe se dedica ao ensino do Karatê há 23 anos na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba. Durante esse período, ele formou inúmeros faixas pretas.
Além disso, o atleta é o presidente e fundador da Associação Dojo Kai Karate Do Shorin Ryu desde 2018, desempenhando também o cargo de vice-presidente da ACAK (Associação Cooperativa das Entidades de Karatê da Região Metropolitana de Piracicaba).
Gilson Everaldo Felipe também exerce funções relevantes no campo do Karatê, ocupando a presidência do Conselho de Árbitros da Federação Paulista de Karatê e mantendo a classificação máxima "RA" na Confederação Brasileira de Karatê (CBK), ligada ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Após avaliações rigorosas, ele se tornou o primeiro piracicabano a conquistar o credenciamento máximo do Árbitro A de Kumite Internacional junto à Federação Pan-americana de Karatê, possibilitando-lhe arbitrar eventos internacionais em qualquer parte do mundo na categoria.
Atualmente, apenas cinco árbitros no Estado de São Paulo possuem habilitação para arbitrar internacionalmente no Continente Americano. No entanto, apenas dois deles possuem o credenciamento máximo Pan-Americano, sendo Gilson Everaldo Felipe um deles.
A Federação Pan-americana de Karatê foi fundada em 1975 e representa 37 países do continente americano. Com sede em Long Beach, Califórnia, EUA, é reconhecida pela Federação Internacional de Karatê, o principal órgão da categoria com 130 países como membros, sendo a única organização de karatê reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional.