PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE JULHO DE 2015

Julho Amarelo incentiva prevenção a hepatites virais


Campanha com apoio do vereador João Manoel dos Santos (PTB) realizará exames em todas as unidades da rede municipal de saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba sediou na tarde desta sexta-feira (3) o lançamento da campanha Julho Amarelo, onde serão estimulados os testes de verificação de hepatites virais, disponíveis em toda rede municipal de saúde, assim como incentiva a prevenção destas doenças, com a distribuições de preservativos e orientação. “É muito importante esta ação porque ela procura antecipar ao problema, criando a cultura da prevenção”, diz o vereador João Manoel dos Santos (PTB).

Durante o mês de julho, a fachada da Câmara de Vereadores de Piracicaba ficará com uma fita amarela, em alusão à campanha realizada pelo CAPHIV, com apoio do gabinete do vereador João Manoel, autor do projeto de decreto legislativo que cria o mês de combate, e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho também tem adesão do Conselho Municipal de Saúde (CMS). 

Durante o lançamento da campanha, na sala de reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o coordenador do programa municipal Moisés Taglieta, que na oportunidade representou o secretário Pedro Mello (Saúde), explicou a dimensão dos riscos à saúde das hepatites virais, especialmente as dos tipos B e C. “É uma doença silenciosa que, quando aparecem os primeiros sintomas, já está bastante avançada”, disse, ao justificar o constante acompanhamento e a prevenção. 

A campanha consiste na realização de testes rápidos (que ficam prontos em uma hora), disponíveis no Centro de Doenças Infecto-contagiosas (Cedic), e os testes convencionais, realizados em 24 horas, que podem ser feitos em qualquer das 71 unidades básicas de saúde (UBS) do Município. Também haverá distribuição de folhetos informativos e de preservativos – de todos os tamanhos –, já que a relação sexual transmite, além de Aids e HIV, a Hepatite B, considerada a mais letal. 

De acordo com os dados da série histórica do Cedic, tomadas desde 1990, foram registrados, oficialmente, 208 casos de Hepatite B e 732 de Hepatite C, porém Moisés Taglieta observa que é possível haver uma grande sub-notificação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que a proliferação de hepatites B e C são cinco vezes maiores do que a Aids/HIV. Então, se são registrados cerca de três mil casos de Aids/HIV em Piracicaba, é possível que haja cerca de 15 mil infectados com hepatite. 

SERVIÇO – O Centro de Doenças Infecto-contagiosas fica na avenida Independência, 581, Bairro Alto. Mais informações pelos telefones 3437-7500 | 3437-7513.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas